Abertas 112 vagas para o Programa de Bolsa de Monitoria

Data de publicação  28/09/2021, 21:22

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) lançou o edital nº 30/2021, em que oferta 112 vagas para o Programa de Bolsa de Monitoria (PBM). As inscrições ocorrem de 6 a 12 de outubro, pelo e-mail da coordenação que oferta a vaga, relacionada no edital.

São 43 vagas remuneradas e 69 vagas voluntárias distribuídas entre os institutos de Humanidades e Letras; Ciências Exatas e da Natureza; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Desenvolvimento Rural; Engenharias e Desenvolvimento Sustentável; Humanidades; e Linguagens e Literaturas.

Acompanhe o edital e anexos na página do PBM.

Pode se inscrever no edital o discente de graduação presencial que tenha cursado a disciplina ou disciplina equivalente da vaga de monitoria a que esteja concorrendo, tendo sido aprovado com média igual ou superior a 7,0, e que possua disponibilidade de 12 horas semanais para dedicar-se à monitoria.

O resultado preliminar será divulgado em 18 de outubro, ao passo em que o resultado final sai em 22 de outubro e o início das atividades de monitoria ocorre no dia 25 do mesmo mês.

Como funciona a monitoria?

As atividades de monitoria acadêmica devem totalizar 12 horas semanais, distribuídas a critério do professor orientador da disciplina. O estudante selecionado estará vinculado às atividades de monitoria da disciplina para a qual foi selecionado pelo prazo de 25 outubro de 2021 a 07 de março de 2022, considerando a organização acadêmica e o Calendário Acadêmico do Período Letivo 2021.1.

Entre as atividades a serem realizadas pelos monitores estão desenvolver atividades de monitoria presenciais, remotas ou híbridas; auxiliar de modo virtual estudantes em plantões de dúvidas on-line das disciplinas; participar de reuniões virtuais sobre o Programa de Monitoria; apresentar trabalho científico durante a VIII Semana Universitária no Encontro de Monitoria Acadêmica, com os resultados obtidos a partir de sua vivência no Programa de Monitoria, dentre outras ações.

Sobre o Programa Bolsa de Monitoria (PBM)

O PBM está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com os cursos de graduação e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas ofertadas neste edital, além de visar despertar o interesse do estudante pela carreira docente.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao/à estudante do curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de docente orientador.