Edital abre 18 vagas para monitores do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie)

Data de publicação  29/09/2021, 19:00

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), lançaram o edital nº 01/2021, sobre o processo seletivo e os critérios para o preenchimento de vagas para monitores no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie) para as entradas de 2021.1 e de 2021.2. 1.

As inscrições ocorrem de 29 de setembro a 3 de outubro, nos e-mails indicados no edital. São dez vagas com bolsa, sendo três tutores/as para a Bahia e sete tutores/as para o Ceará. Há ainda oito vagas para voluntários/as, divididas entre Bahia e Ceará. As vagas são distribuídas da seguinte forma: três vagas para o Instituto de Humanidades e Letras (Bahia), uma vaga para cada um dos demais institutos do Ceará. O valor da bolsa será de R$400,00 mensais, com vigência de três meses a partir do início das atividades.

Acompanhe todas as  informações nesta página de editais.

Podem se inscrever discentes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da Unilab na modalidade presencial, que não possuam bolsa em uma das modalidades da Unilab, exceto os auxílios do Paes; que não apresentem reprovação no histórico acadêmico, entre outros requisitos dispostos no edital.

O resultado final do processo seletivo será publicado no dia 8 de outubro, na página inicial do portal da Unilab. O candidato perderá o direito de atuar no Paie caso não participe do curso de capacitação que ocorrerá no dia 11 de outubro de 2021.

Os monitores selecionados para atuar na entrada de 2021.1 iniciam as atividades em 11 de outubro, enquanto os selecionados para atuar na entrada 2021.2 têm data provável de começo das ações em 1º de março de 2022.

Sobre o Paie

O Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie) se destina a auxiliar estudantes internacionais ingressantes à Unilab, tendo como objetivo acolher, acompanhar e orientar o estudante internacional na sua chegada à Unilab, inserção e regulamentação na vida acadêmica, visando contribuir para a integração entre os estudantes e com o contexto e que se insere a Unilab.

Através do Paie, o estudante é acompanhado, orientado e apoiado no que diz respeito à sua integração à vida acadêmica, acomodação, regularização junto aos órgãos competentes, registros acadêmicos, procedimentos de saúde e inserção no Programa de Assistência Estudantil (Paes). O acompanhamento via Paie tem início logo após a confirmação de interesse de matrícula pelo discente, ainda no seu país de origem, através de meios virtuais e redes sociais.