Inscrições abertas para curso sobre produção de memorial descritivo de mestres e mestras e a resolução do Notório Saber em Artes Ofícios e Cosmologias Tradicionais

Data de publicação  17/11/2021, 16:43

Até o dia 24 de novembro, estão abertas as inscrições para o curso de extensão sobre produção de memorial descritivo dos mestres e mestras e a resolução do Notório Saber em Artes Ofícios e Cosmologias Tradicionais da Unilab. Os interessados devem inscrever-se por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link. O curso – aberto à comunidade interna e externa  – acontece nos dias 26 de novembro, 3 e 10 de dezembro (sextas-feiras) de 2021, das 15h às 17h, na plataforma Google Meet (será enviado o link para os inscritos). A carga horária total do curso é de 15 horas (6 horas síncronas e 9 horas assíncronas).

Curso
O memorial descritivo é uma ferramenta utilizada no âmbito da trajetória acadêmica e sua adoção, no contexto dos saberes e culturas tradicionais, é uma novidade vinculada à regulamentação do Notório Saber nas universidades e à criação de leis de proteção e auxílio aos mestres e mestras. Nos diversos contextos adotados, o memorial tem adquirido processos de construção e formatos variados.

No contexto da Unilab, não existe uma normativa que padronize a produção desses memoriais, mas a resolução Consepe/Unilab nº 53, de fevereiro de 2021, aponta alguns critérios que devem estar presentes no documento. Com vista a auxiliar as/os pesquisadoras/es, professoras/es, alunas/os a produzirem o memorial descritivo exigido na referida resolução, a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura da Unilab (Proex), por meio da Coordenação de Arte e Cultura, realizará esse curso, intitulado: A produção do memorial descritivo dos mestres e mestras e a resolução do Notório Saber em Artes Ofícios e Cosmologias Tradicionais da Unilab, sob coordenação do professor do Instituo de Humanidades e antropólogo Bruno Goulart.

Conteúdo programático:

26/11 – Módulo I: Abertura do curso – Coordenador: Bruno Goulart (IH/Unilab)

1) Apresentação da resolução do Notório Saber e dos documentos necessários para dar entrada no pedido.

2) A categoria Mestres e Mestras e a construção dos saberes tradicionais: comunidade, biografia e transdisciplinaridade.

3) O Memorial descritivo dos mestres e mestras das artes, ofícios e cosmologias tradicionais (metodologia, escrita e comprovações).

03/12 – Módulo II: os dossiês no contexto da lei dos Mestres do Ceará – Coordenador: Bruno Goulart (IH/Unilab)/ Convidado: Emanuel Lopes (SECULT-CE)

1) A Lei dos Mestres do Ceará

2) Dossiê e outros documentos para participar do edital (a produção do dossiê, o que se espera do Dossiê)

10/12 – Módulo III: A produção de memorial dos(as) mestres(as) no contexto da UFMG – Coordenador: Bruno Goulart (IH/Unilab)/ Convidado: professores(as) e pesquisadores(as) responsáveis pela produção dos memoriais na UFMG