Professor da Unilab, Daniel de Lucca publica livro sobre Timor-Leste

Data de publicação  22/11/2021, 18:32

O professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Daniel de Lucca, lotado no Instituto de Humanidades e Letras, lançou o livro “A timorização do passado: nação, imaginação e produção da história em Timor-Leste”, pela Editora Edufba.

O livro é uma investigação sobre a imaginação histórica e o poder em Timor-Leste. A obra aborda problemas ligados à nação e ao nacionalismo, explorando concepções de tempo e história no processo de construção do passado nacional. O objetivo não é narrar a trajetória do país, mas interrogar a “timorização do passado”: o movimento de produção, recepção e luta pela história nacional. Quem pode falar pelo passado de Timor-Leste? Como ele está sendo usado? Em qual língua? Como essas diferentes histórias estão interconectadas e se entrelaçam com a imaginação histórica e política de outras nações? Essas e outras questões são colocadas num diálogo interdisciplinar, a partir de análises e materiais muito diversos para as(os) interessadas(os) nos temas da descolonização, da geopolítica do conhecimento e dos usos do passado.