No dia 07/12 acontece o evento “Escritas do corpo feminino: caminhos para acolher e discutir o sofrimento psíquico”

No dia 7 de dezembro acontece o evento “Escritas do corpo feminino: caminhos para acolher e discutir o sofrimento psíquico”. O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão “Sobre o corpo feminino-Literaturas Africanas e Afro-brasileira” (Unilab/CE) , coordenado pela Profa. Dra. Luana Antunes Costa (ILL) e pela Profa. Dra. Natalia Cabanillas (IH) – parceria institucional na organização do evento -, em conjunto com a Sorbonne Université e o grupo de pesquisa Escritas do Corpo Feminino, da UFRJ, liderado pela Profa. Dra. Maria Teresa Salgado. A transmissão desse encontro será pelo canal do “Escritas do corpo feminino” no Youtube.
O evento convida seis autoras do universo de língua portuguesa para debater o papel da literatura no processo de adoecimento psíquico e também de resistência ao adoecimento. Às 10h, participam da primeira mesa as convidadas Aida Gomes, Eliana Cruz e Yara Monteiro. Às 14h, integram a segunda mesa Goretti Pina, Dina Salústio e Elisabete Nascimento. A professora da Unilab, Luana Antunes, é uma das mediadoras dessa mesa.
Muitas têm sido as possibilidades de focalização das infinitas formas de sofrimento psíquico no texto literário de autoria feminina. No contrafluxo à falta, à dor, ao silenciamento, aos traumas e às assimetrias de poderes, cada vez mais se torna visível, na cena do debate público e da circulação das produções artístico-verbais, a agência do movimento em rede protagonizado por mulheres, em especial por mulheres negras, em suas pluralidades, que articulam variáveis de gênero, raça e classe, na esteira do proposto por Angela Davis e Sueli Carneiro.
Essas/es pensadoras/es são elencados apenas como um ponto de partida para a discussão desse encontro. O objetivo é ampliar, tanto quanto possível, a discussão sobre como a escrita literária de autoria feminina vem promovendo reflexões sobre o adoecimento psíquico e suas complexidades na contemporaneidade.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Inscrições abertas para o Congresso Santas & Heréticas: gênero, religião e poder, que acontece em Salvador (BA) – de 8 a 10/02
- Português como língua de acolhimento é tema de roda de conversa no dia 22/11, às 16h
- Divulgado o resultado da seleção de monitores dos stands da Unilab na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2022
- No Dia da África (25/05), acontece lançamento do e-book “Estudos linguísticos e literários sobre Moçambique”, às 10h
- Professor e estudante egresso da Unilab lançam livro “Racismos, Intolerâncias e Ativismos” na próxima terça-feira (17)