Feira Agroecológica da Intesol reúne produtores do Maciço de Baturité/CE

Data de publicação  14/12/2021, 12:43

Produtores posam para foto durante a Feira Agroecológica da Intesol. Foto: Secom/Unilab.

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) comemorou nove anos de existência reunindo produtores rurais em mais uma feira agroecológica. O evento ocorreu no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no último dia 10, com agricultores e artesãs dos municípios de Acarape, Aracoiaba, Baturité, Capistrano, Guaiuba, Maranguape, Ocara, Pacatuba e Redenção.

Foi a segunda edição da feira desde o início da pandemia – a primeira ocorreu em outubro deste ano, durante o Festival das Culturas da Unilab.

Durante a feira, utilizou-se a moeda social Sol. Foto: Secom/Unilab.

Ivonilde Nascimento, de Vazantes, Aracoiaba, tem 60 anos e exibe suas produções de costura e artesanato na Feira Agroecológica da Intesol. Foto: Secom/Unilab.

A educadora social Carolina Viana é egressa da universidade e agora participa da feira acompanhando as mulheres que participam do participam do projeto Meios de Vida, no qual trabalha acompanhando cerca de 50 famílias. O projeto tem como foco a Agricultura Familiar e Rural, Artesanato e Costura no distrito de Vazantes, em Aracoiaba/CE. “Recebemos recurso do Iditex, que é o nosso financiador, com o que patrocinamos a compra dos materiais. Temos um terreno alugado onde as famílias fazem a plantação das hortas, frutas, e vamos fazendo feiras, trazendo eles para esses locais, vendendo na comunidade, além de trabalhar com formações sobre mundo do trabalho, empoderamento feminino, empreendedorismo, promoção de vendas e marketing digital”, informa.

Foto: Secom/Unilab.

Ana Clara Soares, de 9 anos, acompanha a mãe, a artesã Fernanda Kelly Soares, de 34 anos, na feira. As duas moram em Redenção e conheceram a feira por meio do portal de notícias da Unilab. Fernanda Kelly produz arte em papel e panos de prato pintados à mão.

A artesã Fernanda Kelly e sua filha Ana Clara. Foto: Secom/Unilab.

Rosemeire da Silva, de 42 anos, de Acarape, expõe a ampla produção da Acaragri: são cachaças, doces, rapaduras, mel, melado, mel de caju, molho de pimenta, biomassa, farinha de banana, entre outros produtos. “Nós plantamos banana, mamão e limão e beneficiamos nossos produtos. Vamos lançando os produtos e vendo o que agrada o público. Agora temos doces sem açúcar, linha natural e linha fitness”, conta. Participam de diversas feiras e agora já vendem para outros estados.

Foto: Secom/Unilab.

O agricultor Valter Nogueira, de 54 anos, trouxe a produção orgânica do sítio Iú, do município de Capistrano. Em sua banquinha podiam-se encontrar rúcula, couve, salsinha, ervas medicinais, tudo orgânico.

Formação

Ao final da feira, estudantes do curso de Agronomia da Unilab conduziram um um momento formativo com os feirantes acerca do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e sobre como acessar as linhas de créditos para pequenos produtores, que buscam fortalecer a cadeia produtiva dos agricultores familiares.

2022

As perspectivas para o ano de 2022 são as melhores possíveis, segundo a coordenadora da Intesol, a professora Clébia Mardônia. “Pretendemos implantar uma moeda digitar, um e-dinheiro. E voltar a participar de feiras locais. As feiras na Unilab são o locus de aprendizado, onde criamos as metodologias, os processos de formação, educação, de comercialização, e aí levamos para os municípios em feiras locais, em articulação com as prefeituras. Em 2022, faremos em Acarape, Aracoiaba e Redenção, já está articulado”, anuncia.