Projeto de Extensão Empatia seleciona voluntário

Data de publicação  17/12/2021, 12:14

O Projeto de Extensão Empatia: Promoção da ética e da polidez nas práticas profissionais abriu processo seletivo para voluntário do Projeto Empatia (2022). O projeto foi aprovado no Edital Proex 04/2021 e terá duração de um ano.

O que é o Projeto Empatia?

O projeto de extensão Empatia: Promoção da ética e da polidez nas práticas profissionais surge dentro de um contexto histórico e social onde se privilegia mais o conhecimento técnico e científico que as relações humanas, levando muitas vezes a realização de práticas antiéticas e impolidas. O resultado disso é o enfraquecimento das relações sociais e da confiança profissional. Com este projeto, lança-se mão dos estudos da polidez linguística, ética, comunicação não violenta e da empatia técnico/profissional para o desenvolvimento de:

– eventos de acolhimento e discussão de temas pertinentes ao contexto profissional e acadêmico, cujos participantes estejam inseridos;

– cursos de capacitação para estudantes e profissionais das áreas da Educação, Saúde e Administração com foco na humanização profissional e na ética e polidez nas relações profissionais; e

– consultoria socioemocional para escolas públicas e privadas que tiverem interesse em manter parceria com o projeto.

Qual o perfil do(a) extensionista do Projeto Empatia?

O(A) extensionista do Projeto Empatia pode estar matriculado em qualquer curso de graduação da Unilab, basta que tenha vontade de contribuir para uma sociedade mais humanizada. Além disso, para atuar no projeto, é importante que tenha:

– habilidades com uso de redes sociais e ferramentas google, tal como google docs, meet, forms;

– criatividade para pensar em pautas de eventos, formatos de atividades

– iniciativa;

– disponibilidade para a realização de eventos;

– habilidades de comunicação e interação interpessoal

– disponibilidade atuar como mediador e produtor de conteúdos síncronos (eventos) e assíncronos (vídeos para cursos, podcasts).

Como faço para me candidatar?

Para se candidatar à vaga de voluntário no Projeto Empatia: promoção da ética e da polidez nas práticas profissionais no ano de 2022, aprovado no edital Edital Proex 04/2021, o estudante deve:

– fazer a inscrição no Cadastro Único na Plataforma Sigaa (caminho: Auxílio/Bolsas> Aderir ao Cadastro Único);

– manifestar interesse no projeto aprovado (Projeto Empatia: promoção da ética e da polidez nas práticas profissionais), usando a Plataforma Sigaa (caminho: Auxílio Bolsas>Oportunidade de bolsas> Tipo de bolsa Extensão);

– declarar, no item Qualificação, no momento da manifestação do interesse pelo projeto, que possui carga horária disponível mínima de 12 e máxima de 20 horas semanais, conforme previsto nas normas do item II do Art. 15 da Resolução nº 81-CONSEPE/04-2021, que dispõe sobre as normas das Atividades de Extensão da Unilab;

– declarar, no item Qualificação, no momento da manifestação do interesse pelo projeto, que possui concordância com os deslocamentos que se fizerem necessários ao desenvolvimento das atividades;

– declarar, no item Qualificação, no momento da manifestação do interesse pelo projeto, que leu este Edital e que está ciente dos compromissos presentes no item 15;

– declarar, no item Qualificação, no momento da manifestação do interesse pelo projeto, que não irá ocorrer acumulação de bolsa;

– inserir o endereço do Currículo Lattes do CNPq, o qual deve ter sido atualizado há menos de um ano antes de sua indicação.

Depois da manifestação de interesse, o que acontece?

O estudante deve encaminhar um e-mail para georgiafeitosa@unilab.edu.br até o dia 1º de janeiro de 2022 com os seguintes documentos:

1. Memorial acadêmico (trabalho, estudo, voluntariado, experiências e interesses).

2. Redação sobre como a sua participação no projeto pode contribuir para práticas profissionais mais empáticas.

3. Histórico.

No dia 2 de janeiro, a professora Geórgia Feitosa entrará em contato com os estudantes informando a classificação.

Como ocorrerá a seleção?

Após a apreciação da documentação encaminhada para o e-mail georgiafeitosa@unilab.edu.br , o memorial acadêmico e a redação serão avaliados com notas de 0 a 10. Será feita uma média, e o candidato que obtiver a maior nota se classifica. Se houver empate, será considerada a nota do histórico como critério de desempate.

3. Histórico