Auto de Natal reúne estudantes com cultura e doação de 300 cestas básicas

Data de publicação  23/12/2021, 17:00

Foto: Secom/Unilab.

Música, poesia, cinema, luzes de Natal e solidariedade. Esse foi o tom do primeiro Auto de Natal da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), realizado no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no último dia 22 de dezembro.

Foto: Secom/Unilab.

O evento, organizado pelas pró-reitorias de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), marca o fim da Campanha Natal Sem Fome, com a doação de 300 cestas básicas a discentes unilabianos.

Foto: Táje Mendes.

Nos discursos, solidariedade e esperança em um 2022 melhor fizeram-se presentes. Para o reitor da universidade, Roque Albuquerque, o Auto de Natal antecipa o que será o próximo ano letivo. “É um prelúdio do que será o nosso retorno, no dia 2 de abril. São muitos desafios, muito a ser superado, a questão da vacinação e de quantas doses precisamos, mas estamos fazendo o melhor”, sublinhou.

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque. Foto: Táje Mendes.

Albuquerque destacou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um momento de crise econômica e reafirmou o compromisso da instituição em não reduzir auxílios, além da busca por um orçamento específico para a internacionalização.

Vice-reitora, Cláudia Carioca considera que momentos como esses demonstram que o sentimento de solidariedade está preservado. “Estamos muito emocionados por estarmos juntos presencialmente, conversando, olhando no olho, tendo o calor humano. A pandemia não retirou de nós a motivação de estarmos juntos e, pela primeira vez, a Unilab celebra o natal, o que é muito significativo – estamos celebrando e principalmente dentro de uma campanha, o Natal sem Fome”, declarou.

A vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, posa para foto com estudante durante o Auto de Natal. Foto: Secom/Unilab.

Foto: Unilab/Secom.

Cultura e Arte

O Auto de Natal contou com a exposição “Mosaicos de Papel: Luzes de Natal”, do servidor técnico-administrativo da Unilab e artista visual Nixon Araújo, bem como apresentações teatrais, com a peça ‘”A Menina dos Brincos de Ouro”, e musical, com Tauri MC e participação de HVS e LB Beats, além do Grupo Kolping Cantagalo.

Foto: Táje Mendes.

O filme “Carolina Maria de Jesus: Facetas de um Brasil desigual” foi exibido e teve a mediação das estudantes Ana Eugenia e Geyse Anne. “Que cada vez mais a gente possa fazer da Unilab um espaço de produção artística”, afirmaram.

Foto: Secom/Unilab.

Já do Campus dos Malês (Bahia) veio a Intervenção Cultural “Natal sem Fome é Natal sem racismo!”, organizada pelo Projeto Latitudes Africanas, com mediação do professor Bas´Ilele Malomalo e participação dos artistas Aminata Câmara; Cátia Regina (Poeta da Ancestralidade); Euzenda; Cristiano; e Macaulay Pereira, com transmissão para o Campus da Liberdade.

Banda de Música Kolping Cantagalo. Foto: Secom/Unilab.

Para o professor Basilele Malomalo, a solidariedade é um valor central na cultura africana. O poeta e pesquisador Macaulay Pereira ressaltou que o contato com a ancestralidade também tem o poder de nutrir. “Fome não só da barriga, mas a fome da ancestralidade. Precisamos lutar contra e alimentar nosso povo da melhor maneira que a gente puder”, declarou.

O evento foi transmitido via YouTube da Proex, onde pode ser conferido.