Inscreva-se já! O prazo é até hoje (segunda-feira, 4), para seleção de tutores juniores no Programa Pulsar

Os estudantes interessados em participar do programa devem inscrever-se até o dia 4 de abril

Data de publicação  22/03/2022, 15:35

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) torna público o edital 10/2022 de seleção de estudantes tutores juniores para o Programa Pulsar – que é um instrumento permanente de acompanhamento e orientação acadêmica aos estudantes do primeiro ano dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Unilab, na forma de ações de tutoria, em parceria com os Institutos e Coordenações dos cursos de graduação da Unilab. O período de inscrições é de 29 de março a 4 de abril de 2022. Das vagas remuneradas aos estudantes, estão sendo ofertadas 34 para o Ceará e 12 para a Bahia. O Programa também disponibiliza vagas não remuneradas, sendo 17 para o Ceará e 6 para a Bahia.

Podem inscrever-se neste edital estudantes dos cursos presenciais de graduação da Unilab que comprovadamente:

• tenham cursado pelo menos o segundo semestre letivo dos cursos nos quais estão matriculados, no caso de curso de único ciclo;
  • tenham cursado pelo menos o terceiro semestre, dos cursos nos quais estão matriculados, no caso dos demais cursos do 2º ciclo (Pedagogia, Sociologia, Antropologia, História, Relações Internacionais e Ciências Sociais);
  • Para atuar como tutor júnior, o estudante deverá ter disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para se dedicar ao Programa Pulsar.

As inscrições serão realizadas por meio de e-mail. O/A candidato/a deverá enviar as documentações conforme edital para o e-mail do seu respectivo curso, também disponibilizado no edital. O estudante selecionado como tutor júnior estará vinculado às atividades do Programa Pulsar pelo período de 25 de abril de 2022 a 15 de agosto de 2022, considerando o período letivo 2021.2, com possibilidade de prorrogação por mais um período letivo, caso haja disponibilidade de dotação orçamentária. As atividades do tutor júnior, estudante selecionado, deverão ser de 48 horas mensais, distribuídas a critério do tutor sênior, professor orientador.

Tutor sênior

Os professores dos cursos de graduação da Unilab, na modalidade presencial, poderão participar do Programa Pulsar na função de tutor sênior e a adesão é voluntária. A participação do professor na condição de tutor sênior do Programa Pulsar lhe garantirá pontuação positiva nos processos de validação do estágio probatório e de progressão funcional. O professor interessado em aderir ao Programa Pulsar como tutor sênior deverá manifestar interesse junto ao seu respectivo Instituto e/ou Coordenação de curso.

Programa
O Programa Pulsar busca promover a adaptação do estudante à Unilab, contribuir para permanência qualificada do estudante nos cursos de graduação, bem como orientar o estudante para uma transição tranquila e organizada da Educação Básica para a Superior e promover ações que auxiliem o fortalecimento acadêmico dos estudantes com vistas à construção de uma experiência acadêmica de excelência.

• As convocações dos candidatos serão divulgadas na página do Programa Pulsar, onde também podem ser acessados o edital 10/2022 de seleção de tutores juniores e anexos.

CONTEÚDO RELACIONADO