Campi da Bahia e do Ceará retomam as atividades acadêmicas presenciais

As aulas presenciais retornaram no dia 04 de abril

Data de publicação  06/04/2022, 15:23

Após dois anos de aulas no formato remoto por conta da pandemia da covid-19, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) retomou as atividades acadêmicas presenciais esta semana, nos seus campi do Ceará e na Bahia. No campus do Ceará, em Redenção, estudantes calouros puderam acompanhar algumas atividades presenciais da Semana de Ambientação Acadêmica (Samba), evento que teve início nesta quarta-feira (06/04) e vai até o dia 8 de abril, com atividades no formato híbrido – presenciais e remotas. No campus dos Malês, alguns estudantes também marcaram presença, após dois anos longe do campus localizado em São Francisco do Conde (BA).

Estudantes guineenses do campus dos Malês Habina Luís Nhanque (à esq.) e Isnaba Ano Mendes (à dir.)

Entre eles, os estudantes internacionais de Guiné-Bissau Isnaba Ano Mendes, do curso de Letras-Língua Portuguesa, e Habina Luís Nhanque, do Bacharelado em Humanidades. “É uma alegria voltar como era antes, como era tradicional, depois de  experimentar o ensino remoto. A gente tem que se readaptar ao novo ambiente, embora com muita restrição, cuidados, porque ainda não terminou a pandemia. Seria muito bom manter e cumprir as regras e continuar com os estudos presencialmente”, aponta Mendes. “Espero que esse retorno às aulas presenciais seja muito proveitoso pra nós enquanto estudantes, porque sabemos que, com as aulas a distância, não tínhamos nos acostumado. Muitos estudantes acabaram desistindo, alegando alguns fatores, obstáculos como questão da internet e computador pra acessar as aulas. Fico muito contente com esse retorno das aulas presenciais”, conta Nhanque.

Estudante de Bacharelado em Humanidades do campus dos Malês, Danielle Medrado

No campus dos Malês, a estudante Danielle Medrado, do curso de Bacharelado em Humanidades, também estava animada com o retorno presencial. “A expectativa pra esse semestre era muito grande, de ter o contato presencial com os alunos e professores”, diz. Outra discente que compartilhou suas expectativas de início das aulas foi a angolana Graciana Adriana. Ela é caloura e inicia seu primeiro semestre no curso do Bacharelado em Humanidades, na Bahia, e já com a perspectiva de fazer, no segundo ciclo, o curso de Relações Internacionais. Adriana chegou ao Brasil há cerca de três semanas, mora com uma estudante acolhedora – que recebe discente internacional em sua casa –  e ainda está em fase de adaptação. Ela conta que encontrou a Unilab enquanto buscava por bolsas de estudos no Brasil. “ Eu fui investigando como que era estudar na Unilab, fui procurar relatos, inclusive de um amigo que já está aqui, e vi que era apropriado pra mim”, afirmou. Sobre suas expectativas para o seu curso, ela espera receber e trocar conhecimentos com “professores qualificados, que o ensino seja de melhor qualidade e que eu possa absorver o maior conhecimento possível para aplicar na minha área de atuação”, conta Adriana.

Retorno presencial
O retorno presencial vem acompanhado com algumas regras para garantir um retorno mais seguro a toda comunidade. Uma resolução do Conselho Universitário instituiu a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal contra a covid-19, para acesso às dependências físicas da Unilab. Esta disposição é válida para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos em educação, terceirizados, estagiários e público externo em geral. A vacinação a ser comprovada corresponderá ao esquema vacinal atualizado, ou seja, o número total de doses de imunização da vacina utilizada, recomendando-se as doses de reforço.

No campus dos Malês, até o dia 08 de abril, haverá uma unidade da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Francisco do Conde, realizando testes de detecção de covid em todas as pessoas que tenham interesse em realizá-lo, independente de ter ou não sintomas. A partir de 11/04 será divulgado o calendário para a regularização de esquema vacinal para quem falta completar as doses de imunização. O uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes do campus.

Restaurantes Universitários
Desde o dia 4 de abril, os restaurantes universitários dos campi do Ceará retornaram suas atividades. O acesso é pelo modelo self-service, por meio do uso do cartão do RU. Estudantes calouros devem dirigir-se aos guichês presentes nos RUs para emitirem sua primeira via do cartão gratuitamente. Os refeitórios da Liberdade e Palmares funcionam de 8h às 12h e das 13h às 16h. Confira o informativo completo sobre o retorno dos RUs no Ceará.

No Malês foi assinado no último dia 01/04/2022 o contrato para a reabertura do Restaurante Universitário. A lei assegura à empresa contratada o prazo previsto em edital de licitação de até 30 dias corridos para início do serviço, ou seja, o Restaurante Universitário será reaberto até o dia 01/05/2022. Em nota, a Direção do campus dos Malês esclarece sobre esse ponto do retorno do RU e de outros serviços, visando à segurança do retorno presencial.

CONTEÚDO RELACIONADO