Cinemas do Atlântico Sul apresenta “Corpo Público” no evento Exibição e Conversas com Filme, quarta-feira (27)

Obra audiovisual foi dirigida por Banuma Pinto, socióloga formada da Unilab e mestranda em Artes Cénicas pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH)

Data de publicação  26/04/2022, 15:10

O Projeto de Extensão Cinemas do Atlântico Sul convida toda a comunidade a comparecer no evento presencial Exibição e Conversas com Filme, no qual será exibido “Corpo Público” (2019), de Banuma Pinto. O encontro acontece a partir das 18h30 no Campus da Liberdade, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) em Redenção (CE).

O filme em questão discute a temática do mito na construção do gênero baseado na divisão social do trabalho, a partir duma perspectiva tradicional e cultural. O produto audiovisual, foi filmado no bairro de Pefine da Areia, em setembro de 2019, em Bissau. As gravações foram feitas pela Tv Klele e participação dos atore e atrizes do grupo “Os Fidalgos”. A obra propõe refletir sobre como os discursos de senso comum têm impactos extremamente desiguais, porque as leis e crenças, na sua maioria, dão sentido a experiência do homem dentro das suas comunidades, apagando a contribuição das mulheres nas suas demais funções dentro da sociedade.

Diretora do filme, Banuma Pinto.

A diretora da obra, Banuma Pinto, possui graduação em Humanidades e licenciatura em Sociologia pela Unilab; é mestranda em Artes Cénicas pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH). Banuma também é membro do grupo Vozes d’África, colaboradora do projeto de extensão Cinemas do Atlântico Sul e pesquisadora do grupo de pesquisa SENSORIA – Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto (Unilab). Tem experiência nas áreas de instituições políticas com foco em políticas públicas das ações afirmativas, empreendedorismo feminino, gênero e artes cénicas.