Unilab reestrutura duas Pró-Reitorias (Proplan e Proadi)

Data de publicação  04/05/2022, 09:15

Prestes a completar 12 anos – no próximo 20 de julho, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) apresenta uma nova estrutura organizacional, diante das mudanças estruturais de duas Pró-Reitorias: Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi).

Após publicação dos documentos oficiais (Ofício/Proplan nº 26/2022 e Portarias Reitoria/Unilab nº 126 e 514/2022), houve a seguinte reestruturação, com mudança de nomenclatura e de competências:

Segundo as propostas apresentadas, agora serão definidas: Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), coordenada pelo servidor Antônio Célio dos Santos e a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), coordenada pelo servidor Jonh Wesley da Silva, estas novas estruturas buscam “possibilitar uma maior eficiência, eficácia e efetividade em suas atuações nas operações dos macroprocessos relacionados tanto à gestão estratégica e desenvolvimento organizacional quanto à gestão operacional, potencializando as condições necessárias para um melhor desempenho das atividades finalísticas da instituição relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão”, conforme esclareceu o economista e pró-reitor da Proplan, Antônio Célio dos Santos.

Quanto à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), será o órgão da administração central a que compete o assessoramento da política global de planejamento, orçamento, execução financeira e controle contábil da universidade, e espera-se com este novo formato aumentar à eficiência, eficácia e efetividade na aplicação dos recursos da universidade.

Confira as mudanças da Cied e Cofin que altera as vinculações das duas coordenações, no teor do Ofício Proplan/Proadi nº 26/2022.

Com foco nas coordenações atualizadas: a Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento (Cied/Proadi) e a Coordenação Financeira (Cofin/Proplan), Célio complementa explicando que com isso, “esperamos resolver alguns problemas e confusões, falta de entendimento do sistema pela comunidade acadêmica quanto a execução e encaminhamento dos processos”.

Mudança de competências

Um exemplo da necessidade – contexto de infraestrutura – quando precisavam de novos espaços, o demandante tratava com a Proplan, através da Coordenação de Infraestrutura (Cied). Mas, quando falavam de um espaço já existente, ou de uma reforma, acabavam entrando em contato com a Proplan, mas na verdade, deveriam tratar com a Proad, por esta atividade ser de competência de uma de suas subunidades, a Coordenação de Serviços Operacionais (CSO). “Estando na mesma Pró-Reitoria, a unidade demandante, a Auditoria já sabe com quem vai tratar. Toda a infraestrutura está com a Proadi, a exemplo: Patrimônio e Licitações”, destacou o pró-reitor.

No contexto do Planejamento, a confusão era corriqueira. Exemplificando, a pessoa para entrar no Plano Anual de Contratações (PAC) ou no Plano de Contratações Anuais (PCA) de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações, de início, pedia autorização à Proplan. Depois, quando era para efetuar com o pagamento das contratações, entrava em contato com a Proplan, contudo, seria com a Cofin, antes vinculada à Proad. “Estando agora dentro da Proplan, ela agora faz o fluxo completo (autoriza e também paga), ficando mais compreensível e dinâmico os atendimentos junto às duas Pró-Reitorias”, finaliza Célio dos Santos.

CONTEÚDO RELACIONADO