Unilab participa de audiência pública sobre passe livre para estudantes intermunicipais

Data de publicação  12/05/2022, 15:26

Audiência pública ocorreu no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participou, em seu auditório do Campus das Auroras, em Redenção/CE, de audiência pública com a pauta “Debater a concessão de passe livre para os estudantes da Unilab residentes em Fortaleza, em sua região Metropolitana e nos municípios que compõem o Maciço de Baturité”.

A audiência ocorreu no último dia 11 de maio e foi realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, a partir de requerimento do deputado estadual Acrísio Sena (PT).

Entre as problemáticas apontadas pelos participantes da audiência estão os valores elevados referentes ao deslocamento dos estudantes da Unilab de seus domicílios à universidade – um número relevante dos discentes reside na capital, Fortaleza; na região Metropolitana; ou ainda em outros municípios do Maciço de Baturité que não Redenção e Acarape, onde a Unilab tem campi. “Os valores [dispendidos] com a finalidade de comparecimento às atividades universitárias representa, para uma grande parcela desse contingente, um custo financeiro que pode ser impeditivo de acesso desses jovens à educação”, aponta documento da mesa de audiência.

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque, participou da audiência pública e defendeu o acesso à educação e políticas de permanência na universidade. Foto: Secom/Unilab.

Compondo a mesa, o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, destacou a importância de garantir o acesso dos estudantes à universidade e, dessa forma, garantir o acesso à educação. “Precisamos fazer com que os estudantes cheguem aqui de forma digna e segura. Este é um fator relevante de permanência no ensino superior e ajuda a diminuir as desigualdades no acesso à educação. A nossa universidade tem mais de 29 cursos, é gigante e caminha para mais conquistas, sendo os estudantes a base disso”, ressaltou.

Membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE, Unilab), Klevin Nascimento pontuou ainda a necessidade de pleitear a ampliação dos horários de ônibus que atendem à região durante o turno da noite. “Temos aulas até as 22 horas, mas só tem transporte até as 20 horas. Existe uma grande demanda e a empresa, que ganhou uma concessão pública, precisa atender à demanda”, disse.

O deputado Acrísio Sena informou que a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) – cuja função é gerir os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros – já vem sendo cobrada pela Assembleia Legislativa para que fiscalize a disponibilização do transporte público na região do Maciço de Baturité. “Já tivemos uma audiência para debater o tema em setembro de 2021 e enviamos ofício à Arce para que determine que a Fretcar amplie os horários das linhas de ônibus até as 22 horas”, afirmou.

O parlamentar aproveitou a ocasião para se colocar à disposição da Unilab em relação a outras pautas. “Queremos firmar parcerias com a universidade, que pode procurar não só a mim, como a outros deputados estaduais. A partir de diálogos, podemos disponibilizar recursos via emendas parlamentares, por exemplo”, sinalizou.

A audiência pública foi requerida pelo deputado estadual Acrísio Sena. Foto: Secom/Unilab.

Palavra-chave