Centro de Atenção Integral à Saúde inicia atendimentos. Agende via formulário eletrônico
O Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) inicia atendimento ao público a partir de agendamento neste formulário. O equipamento se localiza no Campus das Auroras, em Redenção/CE.
Os atendimentos são realizados pelos profissionais de saúde vinculados aos Cais e/ou ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab) em associação com projetos de extensão e pesquisa.
O Cais atende os públicos interno e externo com serviços das especialidades dos professores e técnico-administrativos, além de realizar, em parceria com a SGP, perícias médicas, campanhas de saúde e atualização do calendário vacinal.
A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, novos atendimentos passam a ser ofertados:
– Ambulatório de Feridas
– Ambulatório de Educação Sexual
– Ambulatório de Nutrologia
– Orientações odontológicas
– Sala de imunização
Já em junho começa a oferta destes serviços:
– Ambulatório de Enfermagem de apoio à Amamentação
– Sala de apoio à amamentação
– Ambulatório de Saúde Cardiovascular
– Assistência e Atenção farmacêutica.
A enfermeira Isadora Marques, uma das responsáveis pelo Cais, especifica, por exemplo, como se dá o atendimento realizado no Ambulatório Enfermagem de Apoio à Amamentação. “É um espaço que servirá de suporte para ações de orientação ao aleitamento materno, com consultas de enfermagem para orientar a mulher que amamenta ou está se preparando para amamentar”, informa.
Entre as ações futuras estão previstos um ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (em parceria com a ADS de Maracanaú); ambulatório de Enfermagem Ginecológica, laboratório de análises clínicas e ambulatório para procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.
Histórico
O Cais foi inaugurado em janeiro de 2021. Como órgão interno, começou a funcionar no começo do ano de 2022 como espaço de prática simulada para alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Unilab. O equipamento foi avaliado pela vigilância sanitária de Redenção e obteve a liberação do alvará de funcionamento como estabelecimento de saúde, ficando autorizado a atender ao público com a inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.