Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Durante atividade em comemoração ao Dia da África (25), acontecerá o lançamento do livro de contos infantis “Caxixó”

Data de publicação  24/05/2022, 12:06
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
No dia dedicado às comemorações do “Dia de África (anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África)  – 25 de Maio – acontecerá o lançamento e o bate papo do livro de contos infantis “Caxixó”, da escritora e cantora maranhense, Camila Reis Brito.
 
A partir das 14h, na sala 212, 2º andar, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE, durante a aula da componente: “Fundamentos filosóficos e práticos da capoeira e do samba”, sob a organização de professor Salvio Fernandes de Melo, do curso de bacharelado em Humanidades, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab).
Sobre a obra e escritora
 
Alguns instrumentos da roda de Capoeira Angola ganham vida e nos trazem reflexões. Caxixó é um caxixi – chocalho de origem africana – que narra acontecimentos de sua vida e seu olhar para o mundo. Ele conhece outra maneira de ser e estar no mundo junto com o mestre Gunga, o berimbau que cantando ensina o valor de suas raízes.
O livro é escrito e ilustrado por mulheres que também fazem parte do universo da capoeira e é acompanhado por um álbum musical que contém as músicas presentes na história.
 
A escritora, Camila Reis, é artista popular, cantora e contadora de histórias diretamente influenciada pelas manifestações folclóricas do Maranhão e do nordeste brasileiro. Nasceu em São Luís (MA), em 1988. Integrante do Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborarte). Autora dos livros Cantigas Divinas (2015) e Pereguedê (2019). Lançou seu primeiro álbum musical em 2018, Preta Velha. Siga-a pelo Facebook (@camilareisma).
Camila Reis, artista popular maranhense
Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO