Cais/Unilab se reúne com prefeituras e pactua ações conjuntas

Data de publicação  27/05/2022, 15:04

O Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), está localizado no Campus das Auroras, em Redenção/CE, e iniciou atendimento ao público neste mês de maio. Visando ampliar os serviços ofertados, a equipe do Cais se reuniu com secretarias de Saúde dos municípios de Redenção e Acarape no último dia 24.

A reunião teve a presença de representantes da saúde dos municípios: secretários de Saúde e coordenadores de Atenção Básica, Imunização, Regulação e Assistência Farmacêutica.

De acordo com a enfermeira Isadora Marques, membro do Cais, iniciou-se um processo para as pactuações entre os municípios e a Unilab. “Apresentamos um modelo de plano de trabalho, onde colocamos atividades, metas tanto de contrapartida da universidade para os municípios quanto de parcerias que precisamos ter dos municípios para com o nosso serviço, então foram abordados temas como parcerias na parte da assistência odontológica, coleta do nosso lixo, imunização e atualização do calendário vacinal e contrapartida da Unilab com vagas nos serviços que estamos ofertando – nutrologia, educação sexual – e nos próximos serviços – de saúde vascular, atenção farmacêutica e amamentação”, listou.

Nesse momento inicial, a Unilab ouviu os municípios e suas demandas e apresentou que, em breve, o Cais terá ambulatório de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), onde a equipe fará rastreamento, diagnóstico e início do tratamento das principais ISTs, como Hepatite B, sífilis, HIV.

O que virá?

A partir da reunião, a equipe do Cais está escrevendo um acordo de colaboração técnica, de pactuação entre a Unilab e os municípios.

Paralelo a isso, já serão postos em prática alguns dos acordos pré-estabelecidos, como utilização pela Unilab dos consultórios odontológicos de Redenção e Acarape, recebimento de vacinas, realização de exames laboratoriais nos municípios e medicamentos de dispensação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça o Cais

O Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) atende os públicos interno e externo com serviços das especialidades dos professores e técnico-administrativos, além de realizar, em parceria com a SGP, perícias médicas, campanhas de saúde e atualização do calendário vacinal. O agendamento ocorre neste formulário.

Os atendimentos são realizados pelos profissionais de saúde vinculados aos Cais e/ou ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab) em associação com projetos de extensão e pesquisa.

Outras informações pelo canal: (85) 3332-6218 (Recepção do CAIS).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO