Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Centro de Atenção Integral à Saúde da Unilab comemora a marca de 1400 atendimentos realizados junto às comunidades da região em 2022

Data de publicação  25/11/2022, 10:57
Postagem Atualizada há 1 ano
Saltar para o conteúdo da postagem
Equipe do Cais/ICS/Unilab – Ceará

O Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab), comemora a marca de mais 1400 atendimentos realizados, desde sua inauguração oficial, em 23 de maio de 2022, em Redenção/CE.

Ao lado do Restaurante Universitário (RU), do Campus das Auroras, em Redenção/CE, o equipamento foi instalado para atender aos públicos: interno e externo, com serviços das especialidades dos docentes e técnico-administrativos da Unilab do Ceará, além de realizar, em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), as perícias médicas, campanhas de saúde e atualização do calendário vacinal.

O Centro dispõe de ambulatório de feridas, ambulatório de educação sexual, ambulatório de nutrologia, ambulatório de farmácia clínica, ambulatório de odontologia, além do serviço de vacinação (prevenção e manutenção), conforme o Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil – sempre em parceria das Secretarias de Saúde de Acarape/CE e Redenção/CE, realizado na Sala de Imunização.

Com o tempo, novos serviços foram sendo disponibilizados, como: Ambulatório de Enfermagem de apoio à Amamentação; Sala de apoio à amamentação; Ambulatório de Saúde Cardiovascular (Enfermagem), Ambulatório de Enfermagem em Puericultura e os serviços de Auriculoterapia/Auriculoacumputura, dentro do ambulatório de farmácia clínica.

Ambulatório de Saúde Cardiovascular (Enfermagem)

Para a enfermeira e professora do ICS, Rafaella Moreira, a “experiência de atendimento no ambulatório de saúde cardiovascular do CAIS tem sido muito exitosa. Temos alcançado excelentes resultados. Estamos felizes com o retorno dos pacientes e a mudança do seu estilo de vida com vistas à promoção da saúde cardiovascular”, realizando a prestação do serviço juntamente com mais quatro profissionais do instituto, responsáveis pelos atendimentos: Tahissa Cavalcante, Gilvan Felipe, Andressa Suelly e Huana Morais. Um dos cinco professores referidos é o responsável pelo atendimento que pode ter a presença de algum estudante das disciplinas do curso de Enfermagem, alunos de iniciação científica ou de extensão. 

Segundo Rafaella, alguns alunos da disciplina de Semiologia em Enfermagem e do Internato tiveram a oportunidade de realizar o estágio das disciplinas no ambulatório, com o acompanhamento dos professores ministrantes das referidas disciplinas.

Atendimentos x Serviços

Sobre os atendimentos, têm ocorrido a cada 15 dias, abrangendo os servidores técnicos-administrativos, terceirizados, discentes da universidade e pacientes externos.

A consulta de enfermagem busca realizar a anamnese (entrevista) e do exame físico, com foco para identificação de fatores de risco cardiovasculares em pessoas saudáveis ou que já apresentem algum problema cardiovascular. Assim, fazemos a inferência de diagnósticos de enfermagem.

Foi colocado as metas e os resultados, desejando alcançar a minimização de algum problema identificado e/ou à promoção da saúde cardiovascular. Para o alcance dos resultados, foram traçadas intervenções de enfermagem, levando em consideração as condições e o estilo de vida de cada paciente. Os retornos foram marcados para o acompanhamento do paciente e a reavaliação do plano de cuidados prescrito em cada consulta. Sempre que necessário é feito o encaminhamento para os profissionais que atendem no CAIS e para os profissionais da rede das unidades primárias de saúde.

Ambulatório de Nutrologia

Os estudantes unilabianos estão fazendo uso acadêmico dos serviços do CAIS/Unilab para capacitação e desenvolvimento profissional em cada área de interesse. Para Rita de Kassia Silva, estudante do 2º semestre do curso de Enfermagem (ICS/Unilab) e moradora de Redenção/CE, o Cais/Unilab é um grande avançado para a comunidade acadêmica e população em geral, a partir dele “temos acesso a consultórios de diferentes especialidades. Fui muito bem recepcionada, desde o acolhimento até a consulta com o nutrólogo, que fez orientação quanto aos cuidados quanto a alimentação e saúde“. Com a ajuda do Dr. Júlio e sua louvável determinação, Kassia declarou que conseguiu perder 30kg, melhorando sua qualidade.

Ambulatório de Feridas

O ambulatório de feridas tem sido uma oportunidade ímpar para os moradores da região do Maciço de Baturité na assistência especializada no cuidado de feridas. Em pouco tempo, a equipe do CAIS já conseguiu ter resultados expressivos, além de  proporcionar a promoção da saúde e qualidade de vida. Estamos associando a pesquisa e  a extensão nos atendimentos semanais e alcançando pacientes de diversos municípios.

Para o professor Dr. Thiago Moura (especialista em Enfermagem Dermatológica e Estomaterapia) e Diretor do ICS/Unilab, é “gratificante observar a evolução das lesões em pouco tempo e como os usuários são gratos por estarem recebendo uma atenção especializada, antes só disponível nos grandes centros. A incorporação de tecnologias como a laserterapia também vem auxiliando nesses resultados e mostrando a sua efetividade em diversas lesões“.

Com referência ao atendimento à comunidade externa, Dionizio Bezerra que é morador de Barra Nova – Redenção,/CE revelou que o CAIS foi uma novidade para ele, não sabendo que existiam os serviços restados pelo centro na região. Ele soube existia o serviço e que lhe passaram boas informações sobre o CAIS, resolvendo então conferir. “Achei que era algo mais simples, mas fiquei surpreso com o atendimento e por perceber que existem outros serviços aqui. Já estou sendo acompanhado desde outubro no ambulatório de feridas, foram realizadas 8 consultas, já observando uma boa evolução. Estou muito confiante com a melhora na minha saúde. Só tenho a agradecer“, declarou o trabalhador.

+ 1400 atendimentos do CAIS/Unilab – Confira o quadro de atendimento:

Dados: CAIS/ICS/Unilab – 2022

Histórico

O Cais foi inaugurado em janeiro de 2021. Como órgão interno, começou a funcionar no começo do ano de 2022 como espaço de prática simulada para alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Unilab. O equipamento foi avaliado pela vigilância sanitária de Redenção e obteve a liberação do alvará de funcionamento como estabelecimento de saúde, ficando autorizado a atender ao público com a inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: cais@unilab.edu.br.
 
Outras informações pelo canal: (85) 3332-6218 (Recepção do CAIS).
Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO