Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inovação e empreendedorismo: PROPPG tem reunião com Fiec e prepara mentoria

Data de publicação  30/05/2022, 12:51
Postagem Atualizada há 4 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação participou de agenda institucional na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para alinhamento de ações estratégicas de inovação e empreendedorismo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A reunião, realizada no último 23 de maio, contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Olavo Garantizado, e de Priscila Caracas (Masterplan), pela Fiec.

Reunião entre o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Olavo Garantizado, e de Priscila Caracas (Masterplan), pela Fiec.

Foram debatidas ações para iniciar a construção do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo na Unilab. Olavo Garantizado frisou que nos últimos dois anos a universidade avançou na participação do ecossistema de inovação do Estado do Ceará. “Nos últimos meses, buscamos criar subsídios jurídicos, mapeamos potenciais agentes de inovação, criamos cursos e formações focadas no empreendedorismo”, apontou, acrescentando que são estratégias cruciais ao desenvolvimento do ambiente inovador institucional.

Mentoria para atividades de empreendedorismo na Unilab

Reunião com professores da Unilab sobre mentorias especializadas.

A PROPPG iniciou um conjunto de atividades que objetivam ter as primeiras incubações de empresas de base tecnológica na Unilab em até 18 meses. Parte das ações é a criação de mentorias para empreendedorismo na universidade.

Nesse sentido, a pró-reitoria tem dialogado com professores, estudantes e técnico-administrativos em Educação para a formação de mentorias especializadas, capazes de gerar a criação de ideias inovadoras e empreendedoras.

O pró-reitor, Olavo Garantizado, destaca a importância de conversar com a comunidade acadêmica para entender o perfil dos agentes de inovação na universidade. “Temos um potencial gigantesco que necessita urgentemente ser utilizado”, afirmou.

Para o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, a PROPPG tem o papel de criar alternativas viáveis para que as ideias inovadoras sejam potenciais empresas de base tecnológica. “É um caminho bastante desafiador que necessita de muito planejamento, paciência e entusiasmo para que os objetivos sejam alcançados”, disse.

Em complemento, a vice-reitora, Cláudia Carioca, sublinhou a necessidade de possibilitar que a comunidade unilabiana seja capaz de oferecer soluções para os principais problemas da sociedade “a partir da formação de estudantes com perfil empreendedor, o que potencializará o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda”.

O Gerente da Divisão de Empreendedorismo e Incubação de empresas (DEI), Olímpio, destacou que as mentorias abrangerão também questões jurídicas que envolvem a formação e acompanhamento de uma empresa.

Quer participar das reuniões com a comunidade acadêmica sobre o desenvolvimento dos programas institucionais de inovação e empreendedorismo e/ou conhecer as ações?

Mande e-mail para proppg@unilab.edu.br.

Categorias
Palavra-chave