Projeto “Antropoceno e emergência climática” realiza evento dia 6, pelo Youtube da Proex/Unilab

Data de publicação  01/06/2022, 11:03

O projeto de extensão “Antropoceno e emergência climática: possibilidades desde a Antropologia” – realizado pelas professoras do Instituto de Humanidades (IH/Unilab): Michelle Cirne e Gisele Gallicchio, com colaboração do estudante Francisco Harley de Oliveira Almeida – prevê ouvir os agentes que tematizam, em diversos caminhos, a urgência de repensarmos nossos modos de ser e fazer a tempo de barrar o colapso ambiental e social, com evento que será realizado dia 6 (segunda-feira), a partir das 15h, pelo canal do Youtube da Proex/Unilab (Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura).

Neste evento de abertura, contaremos com a exposição do biólogo, antropólogo e fotógrafo, professor Thiago Mota Cardoso, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que desde lá, do centro do planeta que é a Amazônia, nos trará um mapa de navegação nas perspectivas antropológicas que podem nos orientar a descobrir novos mundos que urgem por vir.

As alterações causadas pelos humanos nas condições de vida no planeta, na atmosfera e no clima, de tão colossais, tornaram-se equivalentes a uma força geológica e suscitam debates nas sociedades de ciências para nomear a era contemporânea como “Antropoceno”.

A Antropologia, disciplina que se define pelo estudo das comunidades humanas em seus comportamentos e representações simbólicas, entende atualmente que não é possível isolar essas comunidades sem considerar as formas de coexistência com o ambiente e todas as outras formas de vida terranas (os também chamados de “não-humanos”). Desta forma, o projeto de extensão pretende reunir áreas disciplinares e conhecimentos diversos para fomentar as informações e os debates necessários sobre a emergência climática na comunidade em geral. A Antropologia, desde a UNILAB, entende que lhe é possível ocupar um papel de colaboração e mediação entre os conhecimentos do movimento ambientalista e a população interessada a fim de adensar e semear reflexões sobre diferentes formas de saber e viver no Antropoceno.

Sobre o palestrante

Thiago é doutor em Antropologia pela UFSC e mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foi pesquisador de pós-doutorado em Antropologia na UFBA, com o projeto Etnografias no/do Antropoceno: vidas, paisagens e politicas ameríndias. É professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Autor dos livros Paisagens em transe: ecologia da vida e cosmopolíticas Pataxó no Monte Pascoal, (IEB Mil Folhas, 2018) e O saber biodiverso: práticas e conhecimentos na agricultura indígena no Rio Negro (EDUA, 2010).