Calourada de Letras Língua Portuguesa, “Ato da cumadi Cida” ocorre nesta quarta-feira (15)

Data de publicação  13/06/2022, 15:16

O “Ato da cumade Cida”, Calourada de Letras Língua Portuguesa da Unilab ocorre nesta quarta-feira (15), a partir das 18 horas, no pátio do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

O nome do evento é uma brincadeira com a obra “O auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, escrita em 1955 e cujo pano de fundo é o sertão nordestino. A paródia “O ato da cumade Cida” tem o intuito de valorizar a cultura popular do arraiá junino em diálogo com o enredo, a irreverência e o humor característicos da obra.

Frente ao contexto pós-pandêmico e de alta no preço dos gêneros alimentícios, a organização da calourada pede, a cada participante, a doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão distribuídos nas comunidades do São Francisco e dos Trilhos (Acarape) e em Boa Fé (Redenção). “Num contexto pós-pandêmico onde nosso país tem voltado para o mapa da fome (…), nada mais oportuno que transformarmos nosso momento de lazer em um momento de retribuição às cidades-sede da nossa Universidade”, afirma a comissão organizadora.

O evento também será a culminância do processo eleitoral para o CA, que ocorre nos dias 13 e 14 de junho. “A calourada será espaço para a oficialização da chapa eleita”, informam os organizadores.

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) da Unilab apoia o evento a partir do Unilab Cultural, projeto contínuo de divulgação e fruição de apresentações artístico-culturais e desenvolvimento em arte e cultura através de processos formativos que busca promover a integração entre a comunidade acadêmica e a cultura produzida no Ceará, com foco na produção da região do Maciço de Baturité.