Dia da Criança Africana terá tarde de jogos lúdicos na Unilab

Data de publicação  13/06/2022, 15:41

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) com tarde de jogos lúdicos e partilha de lanches com todas as crianças da comunidade acadêmica, na área de convivência do Campus da Liberdade, a partir das 14 horas. Veja a programação completa.

No intuito de marcar a memória das crianças das comunidades que estão inseridas na Unilab, a Associação dos Estudantes Angolanos realiza o evento, que se insere ainda no Projeto Independências, da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), que articula desenvolvimento científico e atividades artístico-culturais alusivas às comemorações das independências dos países da cooperação Unilab e da restauração da independência de Timor-Leste, além de atividades relacionadas às datas significativas dos países parceiros.

Sobre o Dia Internacional da Criança Africana

Comemorado 15 dias depois do Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.

A data é celebrada em 16 de junho porque foi neste dia, em 1976, que se registrou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul.

Milhares de estudantes saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade de ensino e contra o ensino da língua Afrikaans (usada apenas pela minoria branca do país) e não da sua língua materna. A manifestação, que se queria pacífica, acabou por ser alvo de repressão policial e por resultar em semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes.

Em memória das crianças africanas mortas em 16 de junho de 1976 e em prol das crianças africanas do presente e do futuro, instituiu-se em 1991 o Dia Internacional da Criança Africana.