149 vagas para pessoas de grupos minoritários são oferecidas em cursos de graduação da Unilab

Data de publicação  14/06/2022, 15:11

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) lançou o edital nº 17/2022, com 149 vagas nos cursos de graduação da universidade, destinadas a indígenas, quilombolas, ciganos, povos e comunidades tradicionais, refugiados, pessoas com identidades trans e pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional. Inscreva-se até 19 de junho.

As vagas serão ocupadas por meio do Sistema de Seleção Especial Utilizando os Resultados do Enem (Sisure), em conformidade com o Programa de Ações Afirmativas da Unilab. A seleção aproveita resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 para o preenchimento de vagas na modalidade cotas estabelecidas pelo citado Programa de Ações Afirmativas.

O certame será composto por uma chamada regular, podendo oferecer até uma chamada de lista de espera, sujeita a disponibilidade de vagas e ao interesse da administração.

Vagas

As 149 vagas estão distribuídas nos cursos de Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias, Farmácia, Física, Humanidades, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Matemática, Serviço Social e Química, no Ceará. Na Bahia, as vagas são para os cursos de Humanidades e Letras – Língua Portuguesa.

Inscrições

O requerimento de inscrição será admitido exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://sisure.unilab.edu.br/, de 13 a 19 de junho. Será aceita somente uma única inscrição para cada candidato, que concorrerá a uma única vaga.

Poderá concorrer às vagas o candidato que, cumulativamente, se enquadrar nas condições:

– Tenha cursado integralmente o Ensino Médio ou equivalente em escola pública.

– Integrar família com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo.

– Pertencer a uma das sete categorias previstas para seleção especial de ações afirmativas da Unilab:

I. (CRQ) quilombolas;

II. (IA) indígenas;

III. (CT) povos e comunidades tradicionais;

IV. (TRANS) pessoas com identidades trans (transexuais, transgêneras, travestis, não-binárias, crossdressers, pessoas que se identificam como terceiro gênero etc.)

V. (CIG) ciganos;

VI. (REF) refugiados e;

VII. (PRES) pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional.

O direito à modalidade de vaga será comprovado na pré-matrícula mediante declaração de que pertence à população contemplada pelo Programa de Ações Afirmativas. Caso contrário, o candidato perderá a vaga.

Resultado

O resultado de inscrições (deferidas e indeferidas) e o resultado final/convocação para pré-matrícula sairá em 24 de junho. Já o resultado da lista de espera, se houver, será disponibilizado em 5 de julho. O período letivo começa em 19 de setembro.

Veja todas as informações nesta página e, se persistir alguma dúvida, envie e-mail a selecao@unilab.edu.br.