Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Podcast entrevista mestra dançadeira Ana Eugênia, do Quilombo Sítio Veiga, em Quixadá/CE

Data de publicação  21/06/2022, 14:08
Saltar para o conteúdo da postagem

O Podcast Mestras e Mestres da Cultura e Notório Saber entrevistou a mestra dançadeira Ana Eugênia, do Quilombo Sítio Veiga, localizado no município de Quixadá, no Ceará. O episódio aborda a manifestação artístico-cultural dança de São Gonçalo, uma afirmação e valorização da ancestralidade, ritual em homenagem ao santo com o intuito de agradecer por uma graça alcançada. Ouça no Spotify.

O Podcast Mestras e Mestres da Cultura e Notório Saber, do programa Áfricas do Joá, em parceria com Pluriverso Podcast, da discente Renara Régia, é coordenado pela professora Larissa Gabarra e tem como objetivo produzir conteúdo com temáticas sobre o patrimônio material e imaterial de matrizes africanas; valorizar as tradições vivas, caras à formação da sociedade brasileira; promover a difusão das culturas de matrizes africanas em diálogo com as culturas dos povos originários na comunidade do entorno; educar para as relações sociais saudáveis, via propostas antirracistas; formar professores, educadores/discentes de licenciatura para a educação antirracista e com uma perspectiva alternativa de suporte tecnológico de áudio; e integrar a comunidade universitária à comunidade do entorno da Unilab.

O podcast está alinhado ainda com as diretrizes da Unilab e do PPC dos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. A intenção é expandir a educação no Brasil e a promoção da cooperação Sul-Sul, que são responsabilidades científica, cultural, social e ambiental assumidas como integração internacional; promover o patrimônio histórico e imaterial, enfatizar os laços da oralidade e a relação dessa oralidade com a educação e formação de coletivos e identidades em qualquer comunidade, grupo social ou nação; além de impulsionar as recordações por meio do patrimônio cultural e histórico, sejam as brasileiras, sejam dos países da CPLP.

Categorias