Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professoras da Unilab são contempladas no edital Mulheres na Ciência, da Funcap

Data de publicação  27/06/2022, 12:52
Postagem Atualizada há 1 mês
Saltar para o conteúdo da postagem

O edital 01/2022 – Mulheres na Ciência, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), teve um total de 35 propostas aprovadas, distribuídas entre oito instituições de pesquisa do Ceará. Entre as propostas contempladas, estão as das docentes da Unilab Raquel Petrilli e Violeta Holanda, com as respectivas pesquisas: “Imunolipossoma anti-EGFR como sistema teranóstico para liberação direcionada de 5-fluorouracil e R-ficoeritrina no câncer colorretal” e “Educação em Direitos Humanos e Gênero: percepções sobre a violência machista no contexto escolar”.

Violeta Holanda, antropóloga vinculada ao Instituto de Humanidades da Unilab e ao Programa Associado em Antropologia – PPGA UFC/Unilab, ressalta que o projeto aprovado no edital objetiva a promoção da educação em direitos humanos com ênfase na análise reflexiva e propositiva sobre as relações de gênero e a problemática da violência machista no contexto escolar. “O intuito é apontar dados das percepções de estudantes e formadores de escolas públicas do Estado do Ceará sobre gênero e violência machista. Trata-se de um estudo interdisciplinar e comparativo em escolas de ensino médio que possuem (e não possuem) Núcleos de Gênero em sua estrutura didático-pedagógica. Para tanto, será considerada também a experiência espanhola de implantação de Coordenações de Igualdade nos Institutos de Ensino Secundário (IES)”, explica.

Professora e pesquisadora Violeta Holanda. Foto: acervo pessoal.

Vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde da Unilab, Raquel Petrilli informa que o projeto “contempla o desenvolvimento de imunolipossomas anti-EGFR para liberação seletiva do fármaco 5-fluourouracil (5-FU) e da proteína fluorescente R-ficoeritrina (R-FE), como estratégia teranóstica para modelo experimental de câncer colorretal”, sendo excutado no Laboratório de Farmacotécnica da Unilab. Há ainda parceria com o Laboratório Cedefar-GPNano, da UFC; curso de Engenharia Química, também da UFC; Fiocruz-CE e Ohio State University, dos Estados Unidos.

Professora e pesquisadora Raquel Petrilli. Foto: acervo pessoal.

Mulheres na Ciência

Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o edital foi lançado no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro), com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa coordenados por mulheres, contribuindo para reduzir a assimetria de gênero na distribuição de recursos na área científica.

Segundo o professor Luiz Drude, diretor científico da Funcap, o edital Mulheres na Ciência foi um marco, entre as iniciativas de auxílio da instituição: ele teve o maior número de propostas submetidas, um total de 344. “Além disso, os projetos aprovados são de alto nível e revelam que muitas mulheres, felizmente, já fazem parte dos grupos de excelência em pesquisa no Estado”, afirma.

Considerando o número de propostas aprovadas em relação ao total de submetidas, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram as instituições com os maiores índices. Já na aprovação de projetos por área, houve uma distribuição bastante igualitária, com a maioria dos percentuais ficando entre 10% e 15% (veja tabelas anexas com os dados).

As pesquisadoras dos projetos aprovados têm até o próximo dia 27/06 para fazer a entrega (no setor de Protocolo da Funcap) da documentação listada no edital. As demais orientações serão enviadas por e-mail. Para outros esclarecimentos, está disponível o atendimento pelo telefone 3275-2942 e os e-mails alinne.bezerra@funcap.ce.gov.br e ana.pontes@funcap.ce.gov.br.

Resultado do edital
montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/resultados/507.pdf

Percentual de projetos aprovados por instituição
https://www.funcap.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/52/2022/06/Percentual-por-instituicao.pdf

Percentual de projetos aprovados por área de conhecimento
https://www.funcap.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/52/2022/06/Percentual-area-de-conhecimento.pdf

Com informações da Funcap.

Categorias
Palavra-chave