3º Encontro de Geofilosofia será realizado de 15 a 20 de julho, com programação no campus dos Malês
Nos dias 15 a 20 de julho, acontece o 3º Encontro de Geofilosofia – A filosofia como território intercultural, evento que terá atividades sediadas no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), situado no município de São Francisco do Conde (BA). O Encontro também acontece em outras cidades baianas: Salvador, Amargosa e Feira de Santana. As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link.
O encontro visa discutir proposições diversas da prática filosófica, seja a partir do espaço institucional da tradição filosófica moderna no Ocidente, seja a partir de outros espaços pensados a partir de uma perspectiva intercultural. Para além dos modelos hegemônicos da história da filosofia, o evento busca contribuir para a construção de uma outra geografia dos percursos plurais do pensamento, nas suas mais diversas tradições, americanas, africanas, asiáticas e europeias.
O 3º Encontro de Geofilosofia é promovido pelo Grupo de Pesquisa Geofilosofia e Perfomances do Pensamento (IHL/Malês), da Unilab, em parceria com a Associação Latino-americana de Filosofia Intercultural e Grupo de Pesquisa e Extensão Educação das Relações Étnico-Raciais e Agroecologia na Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
Geofilosofia
O Grupo de Pesquisa Geofilosofia busca promover um espaço de diálogo filosófico numa universidade que se volta para a cooperação Sul-Sul, com os países de língua portuguesa, especialmente os países africanos e o Timor-Leste, mas também que promove a interiorização do ensino superior no Brasil. Nesse contexto, a realização do evento visa propiciar igualmente diálogos entre a pesquisa acadêmica, as tradições culturais do Recôncavo, bem como dos países parceiros da Unilab.
Programação
O Encontro contará com a participação de convidados da Unilab e de outras universidades. Entre os participantes do evento, está a pesquisadora Séverine Kodjo-Grandvaux, doutora em filosofia e pesquisadora na Universidade de Paris 8, autora do livro Filosofias Africanas, recentemente traduzido para o português brasileiro pela Editora Cultura & Barbárie. O evento conta, também, com o apoio do Instituto Francês do Brasil/ Consulado Geral da França no Brasil.
O Grupo de Pesquisa Geofilosofia mantém cooperação com o Programa Master Mundus Europhilosophie e visa aprofundar colaborações de pesquisa entre as instituições e grupos envolvidos, como a UFRB, a Universidade Paris 8 e a ALAFI. O encontro abrigará a primeira reunião de consolidação do grupo interinstitucional, para criação de uma especialização em filosofia intercultural na região do Recôncavo Baiano.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ciclo de debates online “Conhecimento, Cultura Islâmica e Religiosidade” ocorre dia 8/11, às 14h30; inscrições abertas
- Festival das Culturas apresenta a diversidade de artes e sabedorias no campus dos Malês, nos dias 29 a 31/10; confira a programação
- Até 27/10, abertas inscrições no processo seletivo especial, que oferta 128 vagas nos cursos de graduação, pelo Programa de Ações Afirmativas
- No dia 24/10, às 14h, no auditório do campus dos Malês, acontece roda de conversa “Mulheres africanas, sistema de saúde e tecnologias ancestrais de autocuidado”
- Hoje (segunda-feira, 16) é o último dia de inscrição no Mestrado em Estudos de Linguagem – ingresso em 2025