Edital prevê 28 vagas remuneradas e voluntárias para Paie

Data de publicação  15/07/2022, 16:15

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), lançaram o edital nº 03/2022, para preenchimento de 28 vagas no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie), sendo dez bolsas remuneradas.

A inscrição para o processo seletivo de candidatos ao Paie ocorrerá exclusivamente pela internet, de 15 a 20 de julho, neste formulário. O resultado nal do processo seletivo será publicado em 28 de julho, na página principal do portal da Unilab.

O valor da bolsa será de R$ 400,00 mensais e o discente selecionado fará jus ao pagamento a partir da data de início das atividades, em 1º de agosto. Para a entrada de 2022.1, a bolsa terá vigência de três meses, a contar do início das atividades, dependendo da necessidade da administração, do desempenho do bolsista e disponibilidade orçamentária.

Requisitos

Para se inscrever, o estudante deve estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da
Unilab na modalidade presencial. É necessário ter concluído pelo menos um semestre letivo presencial ou remoto na universidade; não possuir bolsa em uma das modalidades da Unilab, com exceção de auxílios do Programa de Assistência do Estudante (Paes); e não ter tido qualquer reprovação em seu histórico acadêmico, entre outros requisitos explicitados no edital.

Entre as atribuições do bolsista estão acompanhar, orientar e apoiar o estudante internacional ingressante no que diz respeito a sua integração à vida acadêmica, acomodação, regularização junto aos órgãos competentes, registros acadêmicos, procedimentos de saúde e inserção no Programa de Assistência Estudantil (Paes). O processo de tutoria terá início logo após a conrmação de interesse de matrícula do ingressante – que ainda estará em seu país de origem -, através de meios virtuais e redes sociais.

Sobre o Paie

O processo de acolhida dos estudantes estrangeiros é uma ação conjunta entre as pró-reitorias acadêmicas da instituição, tendo à frente a Pró-Reitoria de Políticas Institucionais e Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie), criado a partir da Resolução Nº 28, de 18 de Novembro de 2014. O Paie é destinado a auxiliar estudantes internacionais ingressantes à Unilab e tem como objetivo acolher, acompanhar e orientar o estudante internacional na sua chegada à Unilab, inserção e regulamentação na vida acadêmica, visando contribuir para a integração entre os estudantes e com o contexto em que se insere a Unilab.

Palavra-chave