Inscrições abertas (até 8/09) para projetos inovadores no Programa Centelha 2 Ceará

Data de publicação  23/08/2022, 16:31

Se você tem um projeto inovador, que tal participar do Programa Centelha 2, inscrevendo-se já?!

A Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab), divulga que, até dia 08 de setembro é o prazo para inscreve-se no Programa Centelha 2, no Ceará. Uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), juntamente com parceiros.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), no âmbito do Contrato nº 03.20.0236.00, torna público o lançamento deste edital e convidam os interessados a apresentarem propostas de inovação para obtenção de apoio financeiro na forma de subvenção econômica e Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Confira o EDITAL – Programa nacional de apoio à geração de empreendimentos inovadores Programa Centelha 2 CE.

Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Serão apoiados projetos inovadores que apresentam soluções em diversos setores e temáticas. Visite também o site do evento: Programa Centelha 2

Inscrições

As inscrições ficam abertas até o dia 08 de setembro e poderão participar proponentes sem empresa constituída (deverá ser aberta uma empresa nas fases subsequentes da seleção) e proponentes com empresa constituída que se enquadre no perfil descrito no edital. Serão distribuídos recursos para contratação de até 50 projetos de inovação que terão prazo de execução de até 12 meses.

O Programa Centelha 2 Ceará contará com recursos no valor global de R$ 3 mil reais sob o título de subvenção econômica, em que cada um dos 50 projetos selecionados poderá usufruir de até R$ 60 mil reais. Haverá ainda recursos para concessão de bolsas do CNPq no valor máximo de R$ 26 mil reais por projeto de inovação. O proponente do projeto de inovação deverá aportar como contrapartida financeira o valor mínimo de 5% do valor total da subvenção econômica contratada.

Durante as três fases de seleção, os proponentes receberão capacitações gratuitas on-line ou presenciais a serem oferecidas pelas Entidades Promotoras, Executoras e Rede de Parceiros do Programa, com o intuito de alinhar conceitos importantes, para que possam aprimorar suas ideias e projetos.

Acompanhe o cronograma:

Outras informações na página do evento (https://programacentelha.com.br/ce/) e junto à Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT/Proppg), pelo e-mail: (cit@unilab.edu.br) ou no telefone (85) 3332-6188.

O Programa no estado

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Ceará. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, no Ceará, é executada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).