Webinar “Amílcar Cabral e os desafios atuais da África e suas diásporas” acontece hoje (segunda-feira, 12). Inscrições abertas!

Data de publicação  12/09/2022, 09:30

Nesta segunda-feira (12), a partir das 10h30, tem início o Webinar “Amílcar Cabral e os desafios atuais da África e suas diásporas”, promovido pelo Centro de Estudos Africana (CEA-Malês) e Associação dos Estudantes e Amigos da África, ASEA, Campus dos Malês, na Bahia.

As inscrições podem ser feitas através do Formulário Eletrônico.

A ideia principal do evento é promover reflexões sobre os legados filosóficos de Amílcar Cabral nesta encruzilhada marcada pelos desafios da construção da unidade africana, como mecanismo político de resistência. Além de proporcionar uma uma reflexão sobre as quatro esferas do pensamento de Amílcar Cabral: Educação, Unidade, Mobilidade e Epistemologia. Essas esferas são partes decisivas para um processo de renascença africana baseado na organização social e no que Amílcar Cabral denominava de reafricanização de espíritos e de mentalidades. No contexto africano continental e diaspórico os currículos escolares/universitários continuam sob influência de ideologias racistas, xenofóbicas, sedimentadas pelo sistema (neo)colonial.

O evento será online, com a transmissão via plataforma Youtube da Associação dos Estudantes e Amigos da África (ASEA). Haverá certificação para os participantes com frequência de, no mínimo, 70% das atividades.

Outras informações pelo e-mail: (asea.saofrancisco@gmail.com) e pelo Facebook (aseasfc).

Confira a programação:

CONTEÚDO RELACIONADO