Unilab Cultural participa do 28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Data de publicação  16/09/2022, 10:40

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participou da 28ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), realizado nos dias 10 e 17, em Guaramiranga/CE.

Esta edição contou com apoio institucional da equipe Unilab, com a participação de estudantes, técnicos e professores da instituição, realizando atividades artísticas e culturais durante todos os dias na programação do festival.

Divulgação: musicistas da Unilab

Unilab Cultural

Através da Coordenação de Arte e Cultura da Proex/Unilab, artistas da universidade participaram diariamente da programação do Festival, através do projeto Unilab Cultural, a celebração especial da arte em suas mais variadas linguagens, com exposição de artes visuais, apresentações musicais, dança e teatro.

A mostra de arte visual “Integraarte”, com participação de estudantes, docentes e técnicos da Unilab, aconteceu no Espaço Cultural Juarez Barroso, reinaugurado para receber a exposição, e vem recebendo visita, tanto de moradores locais como turistas que passam pelo espaço, bem como um momento de aula-espetáculo conduzida pelo coordenador de Arte e Cultura (Proex), Nixon Araújo, com participação de estudantes das escolas do município, como também a participação da Banda Cabaçal Palmares (Redenção/CE), grupo composto por estudantes musicistas da Unilab.

“A experiência em expor em um festival renomado e como reabertura de um espaço cultural de Guaramiranga foi única e essencial para meu crescimento enquanto artista e enquanto pessoa. Sou muito grata aos responsáveis pela oportunidade de levar minha arte e deixá-la no olhar de tantas pessoas.” Vitória Cardoso, estudante da Unilab, artista visual” – Nixon Araújo

Quanto a participação dos grupos de artistas nacionais e internacionais da Unilab, Simão Mário, angolano, e estudante da Unilab expressou gratidão: “Em mim há um sentimento de alegria e gratidão por poder apresentar meus trabalhos artísticos no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, cidade que conheci agora por causa da exposição. Agradeço a toda equipe da Coordenação de Arte e Cultura por proporcionar esse momento que é também de crescimento da cultura e da arte”.

Divulgação: UniCulturas – grupo de estudantes internacionais da Unilab

No sábado (10), durante a abertura do evento, Cláudia Carioca – a vice-reitora e professora da Unilab, esteve presente, falou da importância desse momento em que a Unilab, enquanto universidade pública federal, localizada no Maciço do Baturité, participa de um grande festival: “somos a primeira Reitoria eleita da Unilab e estamos aqui dizendo que chegamos para ficar juntos com vocês neste festival” – Cláudia Carioca

Como valorização, a coordenadora da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Agua), Nilde Ferreira, externou a alegria, com agradecimento especial pela participação da Unilab na programação do festival, em 2022.

“Esse momento é grandioso por possibilitar o contato de artistas da Unilab em contato com um festival consagrado no calendário cultural do nordeste. A Unilab, ao participar dessa programação, cumpre sua missão institucional promovendo a interiorização e internacionalização da cultura através das ações extensionistas de arte e cultura”, declarou Nixon Araújo, Coordenador de Arte e Cultura da  Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab).

Divulgação: Grupo multicultural de estudantes internacionais da Unilab

Entre os participantes, fizeram parte da equipe Unilab: Afrisamé, Kabaz de Terra, Estrelas do Kukula, Pérolas do Índico, Mr. Sebastian e Ageu Soma, Ubuntu Dance, Agatha Lazuli, Taje Mendes, Banda Cabaçal Palmares e Edilene Bernardo.

A artista de performance drag queen, Agatha Lazuli – ao apresentar o show “O Som das Carnaubeiras”, falou da alegria em representar a Unilab, participando como artista da programação de tão importante festival.

“A gente que é artista sempre sonha em levar nossa arte para além da universidade. Ter a oportunidade de cantar no FNT através da Unilab foi uma experiência linda. Além de poder fazer o que mais amo num espaço como o palco da música, ver a universidade adentrando esses espaços e dando a oportunidade pros nossos artistas é algo mais que importante. A Proex cada vez mais aproxima a produção de arte que se faz dentro da universidade do cenário cultural do Maciço e isso merece todo o destaque” – Agatha Lazuli

Divulgação: Agatha Lazuli – artista drag queen

Agendado para o encerramento, neste sábado (17), as apresentações artísticas da Unilab: da Banda Cabaçal Palmares, Pérolas do Índico, Banda AEGU, Do Outro Lado do Atlântico (audiovisual), Antropocenu´s (teatro), Procura-se Marly (teatro), Toques da Banda, Amor Marginal – Devaneios, Lux R e Pedro Capitango, Integrassamba – Samba da Meia Noite, Coral da AEMOS.

Divulgação – fotos: Gabriel Holanda (Café)

Sobre o FNT

O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Sua relevância é assegurada pela diversidade de sua programação que lhe confere, ao mesmo tempo, caráter de singular espaço de ´promoção e acesso à produção teatral nordestina e eficaz instrumento para o desenvolvimento cultural da região que o abriga: o Maciço de Baturité, no interior do Ceará, Nordeste, Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO