Unilab e Cine Ceará abrem inscrições para a Mostra de Filmes Coração de Estudante

As inscrições, que vão até o dia 30 de setembro, serão realizadas através de Formulário Eletrônico.

Data de publicação  22/09/2022, 19:00
Postagem Atualizada há 1 ano

Unidos em prol do protagonismo estudantil e da democratização do audiovisual, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o 32º Cine Ceará: Festival IberoAmericano de Cinema, mais longevo evento cultural do nosso estado, abrem, de 21 e 30 de setembro, as inscrições para a Mostra de Filmes Coração de Estudante. Com isto, pretende ser uma janela de diálogo entre este festival e os estudantes da Unilab nos campi do Ceará e da Bahia.

A partir da mostra de filmes Coração de Estudante, que acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro de 2022 nos campi da Unilab, deseja convidar os/as estudantes a protagonizar uma programação audiovisual inteira pensada e produzida pelos discentes dessa universidade.

As inscrições, que vão até o dia 30 de setembro, serão realizadas através de Formulário Eletrônico e envio das informações solicitadas no site do 32º Cine Ceará, no endereço eletrônico: https://www.cineceara.com. Os filmes deverão estar hospedados no serviço de nuvem Google Drive (com link aberto para visualização e download). No ato da inscrição, é necessário dispor do link acessível a qualquer pessoa que disponha dele. No ato de inscrição os filmes deverão apresentar: imagem de divulgação do trabalho em formato .jpg ou .png com resolução mínima de 300DPI, foto do(a) realizador(a) em .jpg ou .png com resolução mínima de 300DPI e Minibiografia do(a) realizador(a).

A comissão organizadora desta convocatória não se responsabiliza por qualquer tipo de erro ocorrido no envio ou falha na transferência de dados no momento da inscrição por parte do realizador.

Sobre os critérios de participação

Poderão participar desta convocatória estudantes dos campi da Unilab. Já os filmes participantes da seleção desta convocatória poderão trabalhar com a temática Coração de Estudante no contexto de suas localidades de maneira ampla, independentemente da abordagem do vídeo, que pode dialogar com o documentário, a ficção, a performance, o happening, bem como todas as disciplinas da arte que possibilitem o diálogo com a linguagem proposta para a convocatória.

Por sua vez, a comissão organizadora sugere alguns Temas-exemplos que podem servir de inspiração para produção dos vídeos dos estudantes nacionais e internacionais:

O que estava acontecendo na minha vida no dia em que ouvi falar da Unilab pela primeira vez?

O antes e depois de ingressar na Unilab.

O que deixei para trás ao fazer a escolha de sair do meu país?

O que fazemos aqui no Brasil para nos sentirmos um pouco mais perto de nossos lares?

A importância de políticas de ações afirmativas na Unilab.

Como a minha experiência local é importante para as atividades desenvolvidas dentro da Unilab?

O que esperar após o término do curso de graduação?

A organização reforça, todavia, que esses temas-exemplos são apenas guias ou sugestões iniciais para o trato com um tema amplo como é este Coração de Estudante.

Serão aceitos filmes de no máximo 90 segundos de duração (incluindo os créditos), em qualquer gênero audiovisual: ficção, documentário ou experimental, observados os critérios já definidos anteriormente. Os filmes devem ter classificação indicativa livre, apresentar janela de exibição horizontal ou vertical e ter sido realizados em qualquer suporte de gravação (celular, tablet, câmera digital, realidade virtual, game).

Sobre as oficinas

Objetivando dar maior clareza aos critérios desta convocatória, será ofertada uma oficina de produção de vídeos voltada ao recorte da mostra, a fim de capacitar e orientar os/as estudantes para os critérios constantes no edital. Chamada Oficina de Vídeo Artesanal, esta sendo ministrada nos campi da Unilab do Ceará presencialmente dentro da programação do 18º Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba)

A Oficina de Vídeo Artesanal será ofertada a estudantes da Bahia de forma remota, de 26 a 28 de setembro, através da plataforma Google Meet, além de ser disponibilizada para visionamento a oficina gravada na íntegra nos canais oficiais da Unilab.

A inscrição para a Oficina de Vídeo Artesanal no Formato On-line poderá ser realizada através deste Formulário Eletrônico.

Para saber mais leia atentamente o Edital Nº 05/2022/Cine-Ceará/Secom/Proex