Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada da Unilab (IHL/BA) realiza evento on-line de 28 a 30 de setembro

Data de publicação  26/09/2022, 10:36

Confira a Programação on-line!

De 28 a 30 de setembro acontecerá o seminário “O Pensamento Afrocentrado de Abdias Nascimento e a Educação Quilombista”, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada da Unilab, no formato on-line, via canal do youtube GRUPEAFRO.

O evento é aberto sem necessidade de inscrição prévia.

O grupo é vinculado aos projetos desenvolvidos pelo Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia, em parceria da Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab).

O grupo criado em 2017, tem por objetivo investigar, criar e desenvolver modelos afrocentrados de educação. As reuniões e discussões de textos do Grupo acontecem quinzenalmente desde a sua fundação. Desde outubro de 2021 tem desenvolvido o Projeto de Pesquisa intitulado Educação Quilombista: Uma Contribuição Afro-Brasileira Para a Construção de um Modelo Educacional Intercultural. Realizou-se estudo de obras de Abdias Nascimento que possibilitaram explicitar e desenvolver os fundamentos do conceito e da proposta de uma Educação Quilombista.

A Unilab em parceria da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/UFBA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).