Acontece no dia 11/10, às 14h, no auditório 1 do campus das Auroras, a palestra “Processamento de Linguagem Natural – academia e mercado”, com o docente da Unilab Tiago Martins da Cunha

Data de publicação  06/10/2022, 09:46

Acontece na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, às 14h, no auditório 1 do campus das Auroras/CE, a palestra “Processamento de Linguagem Natural – academia e mercado”, com o docente da Unilab Tiago Martins da Cunha. O evento faz parte do II Ciclo de Ações dos Projetos Unilab Inovando e Empreender Unilab, que tem como objetivo o fortalecimento do processo de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da universidade. As inscrições podem ser feitas neste link.

Resumo da palestra
Esta palestra apresenta uma visão de como o uso do conhecimento de Processamento de Linguagem Natural (PLN) pode mudar a relação entre universidade e empresa. O interesse em produtos de PLN é esperado em ambas as pontas desta troca que, por vezes, não é tão recíproca. Mas a história tem mostrado que os produtos de PLN são desenvolvidos por parcerias entre universidades e empresas e suas funções nessa parceria são complementares para o desenvolvimento de aplicações em PNL.

O grande volume de dados que o mundo está produzindo está exigindo perspectivas cada vez mais novas para fornecer o seu entendimento. Esses aspectos mais recentes encontrados no Big Data podem fornecer a compreensão da categorização da linguagem humana e, portanto, possivelmente, a aquisição da linguagem humana. Mas para processar dados, precisamos produzir mais dados e nem sempre as empresas têm tempo para se dedicar a essa tarefa. Pretendemos apresentar, através da partilha de revisão de literatura e experiência, que as parcerias são, então, o recurso mais fiável para o ciclo complementar de produção e aplicação de conhecimento entre universidades e empresas. Acreditamos que as empresas precisam ser receptivas ao conhecimento teórico que a universidade pode fornecer e as universidades devem direcionar seu conhecimento teórico para um ambiente mais aplicado.

Currículo do palestrante
Tiago Martins da Cunha é professor Adjunto da Unilab no setor de Língua Inglesa, com experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução e Terminologia aplicados à LE, assim como na área de Linguística Computacional e no desenvolvimento de Tradutores Automáticos. Ele é doutor em Linguística (UFC), mestre em Linguística Aplicada (UECE) e graduado em Letras (UECE).

CONTEÚDO RELACIONADO