Grupo de Pesquisa Djumbai abre inscrições (até 30/11) para seleção de 10 pesquisadores – Ceará e Bahia

Data de publicação  09/11/2022, 09:07
Postagem Atualizada há 1 ano

O Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio Cultural Africanos e Afrodiaspóricos (Djumbai) abre inscrições – até dia 30 de novembro – para selecionar 10 vagas (oito (8) vagas para estudantes e duas (2) vagas para técnicos/as da Unilab, dos campi da Bahia e do Ceará), como intuito possibilitar o ingresso de novos(as) pesquisadores(as) em formação no Djumbai-Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio cultural africanos e afrodiaspóricos.

Inscreva-se JÁ!

Confira o Edital Djumbai 2022!

Os cursos contemplados no edital são: Humanidades, Pedagogia, Antropologia, Sociologia, Ciências Sociais, História, Relações Internacionais e Letras.

O grupo Djumbai é coordenado pelas docentes da docentes da Unilab: Joana D´Arc Lima (Instituto de Humanidades IH/CE), Lia Laranjeira (Instituto de Humanidades e Letras IHL/BA) e a pesquisadora do Museu Afro Brasil/SP, Joyce Oliveira.

As atividades do grupo giram em torno da discussão teórica e metodológica de projetos de pesquisa, da realização de estudos dirigidos e de debates com convidado(a)s, visando o aprofundamento e a difusão da produção acadêmica de seus integrantes.

Os encontros do grupo de pesquisa acontecem quinzenalmente, às terças-feiras, às 10h, via Google Meet. A participação assídua dos/das integrantes garantirá um certificado ao final de cada semestre letivo.

Confira o cronograma:

Prazo de inscrição: de 09 a 30/11
Divulgação da seleção por e-mail, conforme cadastrados: 12/12/2022

Edital Djumbai 2022

Curiosidade

Djumbai: Termo originariamente da língua Crioulo falada em Guiné Bissau, país da África Ocidental. O significado pode ser: convívio, reunião de pessoas, rodas de compartilhamento, interação lúdica e/ou comunicativa, troca de reflexões.

Sobre o grupo

O Djumbai-Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio cultural africanos e afrodiaspóricos tem como proposta reunir professores, pesquisadores, estudantes e técnico(a)s para debater estudos e produções relacionados às artes e patrimônios culturais africanos e afro-americanos. O grupo também agrega investigações sobre produções artísticas híbridas que mesclam narrativas visuais, musicais, audiovisuais, performáticas e literárias.

O grupo está cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com as docentes da Unilab: Lia Dias Laranjeira (Males/BA) e Joana D´Arc de Souza Lima (Acarape/CE), coordenadoras do Grupo. Além da parceria com o Museu Afro-Brasil – São Paulo/SP.

Nas suas duas linhas de pesquisa há um interesse pelo diálogo com o campo da educação. Em uma perspectiva interdisciplinar e da crítica pós-colonial, o grupo integra estudos e investigadores ligados a diferentes países afrodiaspóricos e do continente africano, convergindo com as diretrizes da Unilab no tocante à cooperação e difusão de conhecimentos entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) – representado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Palavra-chave