Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Ieds/Unilab desenvolve projetos de inovação a partir de parceria com a consultoria Sustentec

Data de publicação  22/11/2022, 15:46
Postagem Atualizada há 1 ano
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), firmou parceria com a Sustentec, uma consultoria especialista em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) incentivados pela Lei de Informática (LI) e EMBRAPII.

A Lei da Informática incentiva a união de empresas com instituições de ciência e tecnologia para o desenvolvimento projetos, do que advêm alguns benefícios, como redução de impostos, entre outros.

“A Lei da Informática já é bastante utilizada nas universidades, a partir de parcerias com empresas privadas para desenvolvimento de projetos. A empresa transfere recursos para uma fundação e a fundação executa o projeto com a universidade. A Sustentec faz esse meio de campo, encontra empresas do Sul do país que querem desenvolver projetos via Lei de Informática e fazem a mediação com a Unilab. Eles fizeram o portfólio da Unilab e estão divulgando. Quando alguma empresa se interessar, a Unilab vai poder receber essa verba via fundação para executar o projeto”, explica Allberson Dantas, professor do Ieds.

A partir da parceria, a Unilab estará em contato com empresas desenvolvendo projetos de inovação nas expertises de drones; eficiência energética; sistemas embarcados; automação e controle; mobile, robótica; inteligência artificial; sistemas distribuídos e visão computacional.

Segundo a lei de criação da universidade, a Unilab tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária. Sua missão institucional específica é formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos.

A parceria com a Sustentec e as conexões realizadas a partir desse encontro contribuem para que a Unilab coloque em prática e fomente o desenvolvimento científico e educacional na região.

Categorias
Palavra-chave