“Jornada pela África: metodologia de pesquisa e prática esportiva na Unilab” tem mesa-redonda e atividades esportivas para mulheres, dias 7 e 10/12. Participe!

Data de publicação  23/11/2022, 10:18
Postagem Atualizada há 1 ano

Em dezembro, nos dias 07 e 10, o grupo de pesquisa África Contemporânea (Gpac) realizará a “Jornada pela África: metodologia de pesquisa e prática esportiva na Unilab”, com programação diversa, como: mesa redonda e lançamento de livro, além das práticas esportivas, em locais distintos.

Programação

A atividade de mesa-redonda acontecerá no dia 07 (quarta-feira), no pátio do bloco II da Unidade Acadêmica dos Palmares, a partir das 19h, com a temática: “Metodologias de Pesquisas nos Estudos Africanos”, desenvolvidas por pesquisadores/as do GPAC: Adilson Victor Oliveira – (doutorando da Universidade Federal do Ceará – UFC, com “As dimensões das pesquisas dos Estudos Africanos”; Maria Cesalânia Pereira dos Santos – (mestra Unilab), com “As narrativas de infância em contexto de guerra – Angola e Guiné-Bissau”; e Ineildes Calheiro – (pós-doutoranda Unilab/Funcap/CNPq), com “Descolonise-cis: corpo, esporte, gênero e sexualidade em países africanos”.

Na sequência, será o lançamento do livro “O humano, o selvagem e o civilizado: discurso sobre evolução natural em Moçambique colonial 1876-1918”, do professor e autor, Marcos Dias Coelho, professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab).

Faça AQUI sua inscrição! Pessoas inscritas no formulário abaixo serão  certificadas com 02 horas de atividades complementares.

No dia 10 (sábado), serão as atividades esportivas, realizadas no ginásio de esportes de Acarape, das 9h às 17h, com as práticas esportivas – coordenada pela pesquisadora Ineildes Calheiro (Unilab/Funcap/CNPq) e são parte das atividades do projeto Pós-doutoral: “Corpo, esporte, raça, gênero e sexualidades em países africanos”, tem como objetivo a integração de todas as mulheres e o desenvolvimento do esporte.

O público a ser atendido envolve, exclusivamente, as mulheres da Unilab e das comunidades externas dos municípios de Redenção e Acarape, no Ceará. Haverá a participação de equipes esportivas femininas convidadas.

Inscrições pelo Formulário Eletrônico, específico do festival de jogos.