Evento on-line aborda Antropoceno e emergência climática

Data de publicação  25/11/2022, 15:24

Na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, às 15h, pelo YouTube (youtube.com/@antropocenoec), ocorrerá mais uma edição do projeto de extensão “Antropoceno e emergência climática: possibilidades desde a antropologia”, com o geógrafo Jémison Santos, professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA), que ministrará a palestra “Crise ($) e Mudança Climática: para dizer que não falei das flores”. Jémison Santos é doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordena o grupo de pesquisa “Ciência e Tecnologia em evolução da paisagem, solos e planejamento” (GEOLANDS).

As alterações causadas pelos humanos nas condições de vida no planeta, na atmosfera e no clima, de tão colossais, tornaram-se equivalentes a uma força geológica e suscitam debates nas sociedades de ciências para nomear a era contemporânea como “Antropoceno”. O projeto de extensão “Antropoceno e emergência climática: possibilidades desde a Antropologia” prevê ouvir os agentes que tematizam, em diversos caminhos, a urgência de repensarmos nossos modos de ser e fazer a tempo de barrar o colapso ambiental e social.

A Antropologia, disciplina que se define pelo estudo das comunidades humanas em seus comportamentos e representações simbólicas, entende atualmente que não é possível isolar essas comunidades sem considerar as formas de coexistência com o ambiente e todas as outras formas de vida terranas (os também chamadas de “não-humanos”). Desta forma, o projeto de extensão pretende reunir áreas disciplinares e conhecimentos diversos para fomentar as informações e os debates necessários sobre a emergência climática na comunidade em geral. A Antropologia, desde a Unilab, entende que lhe é possível ocupar um papel de colaboração e mediação entre os conhecimentos do movimento ambientalista e a população interessada a fim de adensar e semear reflexões sobre diferentes formas de saber e viver no Antropoceno.

O projeto de extensão é realizado pelas professoras Michelle Cirne e Gisele Gallicchio, com colaboração de Harley Almeida, e o evento terá certificado de participação.

Palavra-chave