Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Grupo de Pesquisa Djumbai convida para o encontro sobre artes das áfricas e patrimônio

O evento acontece, excepcionalmente, nesta quarta-feira, dia 11/01/2023, às 10h, via google meet.

Data de publicação  10/01/2023, 16:59
Saltar para o conteúdo da postagem

Dando continuidade ao cronograma de encontros, após o recesso do final de ano, o Grupo de Pesquisa Djumbai retoma suas atividades formativas  e convida, excepcionalmente, nesta quarta-feira, dia 11/01/2023, às 10h, para o Encontro de Diálogos e Conversas sobre Artes das Áfricas e Patrimônio.

Na oportunidade, será debatida a obra do pesquisador Rubens do Santos Celestino: “Teatro afro-referenciado em Monte Recôncavo-BA. Memória, Tradição Oral e Teatro: Possibilidades artístico-pedagógicas do ensino de teatro afrorreferenciado e quilombola”. Haverá ainda, segundo os organizadores, “uma rica participação do convidado Dimir Viana, como debatedor”.

Dimir Viana é artista, educador social, pesquisador, e multiplicador do Teatro do Oprimido. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e mergulhou no universo artístico teatral e musical nos anos 80. Atualmente é Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e pelo Dipartimento di Scienze Dell’Educazione “Giovanni Maria Bertin” da Università Degli Studi di Bologna (Itália).

Sobre o pesquisador:

Rubens é formado em Pedagogia (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), Licenciado em Teatro (Escola de Teatro – UFBA), Licenciado em História (Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar; Artes e Educação; História e Cultura Afro-Brasileira. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Artes – (ProfArtes/ UFBA). Mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB). Doutorando em Teatro (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA). Abaixo em anexo texto para leitura e discussão com o autor.

Link do Encontro.

 

Categorias