Estão abertas as inscrições para o Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros

Os interessados podem se inscrever pela internet, no período de 09 de janeiro de 2023 até 23h59 do dia 13 de janeiro de 2023.

Data de publicação  11/01/2023, 16:19

A Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) tornam público, por meio de edital, o processo seletivo e os critérios para o preenchimento de vagas no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie) para as entradas de 2022.2 e 2023.1.

A inscrição para o Processo Seletivo de candidatos ao Paie, que é de responsabilidade do/a candidato/a, ocorrerá exclusivamente pela internet, no período de 09 de janeiro de 2023 até 23h59 do dia 13 de janeiro de 2023, sendo que a Unilab não se responsabiliza por dados recebidos incorretos, incompletos, ilegíveis ou por falhas no envio. Assim como a documentação apresentada durante a inscrição deve ser atualizada, vigente e legível sob pena de invalidação da inscrição. Vale ainda lembrar que a inscrição será invalidada a qualquer momento mediante verificação de inexatidão ou falsidade nas informações prestadas, bem como ausência de qualquer documentação exigida.

Para se candidatar a uma das vagas, o interessado/a deverá:

1. Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Unilab na modalidade presencial.
  2. Não possuir bolsa em uma das modalidades da Unilab, com exceção de auxílios do Programa de Assistência do Estudante (Paes).
  3. Apresentar a documentação exigida no item 6 deste edital.
  4. Não apresentar qualquer reprovação em seu histórico acadêmico.
  5. Ter concluído pelo menos 01 (um) semestre presencial na Unilab.
  6. Não estar cursando o úl mo semestre do curso no qual está matriculado na Unilab.
  7. Ter e-mail e número de celular a vos para contatos com a equipe do Paie.

Para realizar sua inscrição, o/a candidato/a deverá acessar e preencher o Formulário de Inscrição presente neste LINK e deve anexar ao Formulário:

1. Cópia do Documento de Identidade (RG para brasileiros; passaporte/RNM ou protocolo da Polícia Federal para internacionais).
  2. Cópia do CPF.
  3. Cópia do histórico acadêmico atualizado emitido via SIGAA.

Enviar o formulário com os respectivos documentos anexados.

Serão ofertadas dez vagas com bolsa, sendo três tutores/as para Bahia, e sete tutores/as para o Ceará. Serão ainda disponibilizadas oito vagas para tutores/as voluntários/as, sendo 50% para cada estado, Ceará e Bahia. Já as vagas serão distribuídas da seguinte forma: três vagas para o Instituto de Humanidades e Letras, na Bahia, uma vaga para cada um dos demais Institutos do Ceará. Os demais estudantes classificados poderão ser convocados para atuar na tutoria a qualquer momento, dependendo da demanda da instituição.

O valor da bolsa será de 400,00 mensais e o pagamento será efetuado mediante depósito em conta corrente do/a bolsista.

O resultado final do processo seletivo para o preenchimento das vagas no PAIE será publicado no dia 20 de janeiro de 2023, na página principal do site oficial da Unilab.

O processo de acolhida dos estudantes estrangeiros é uma ação conjunta entre as Pró-Reitorias acadêmicas da instituição, tendo à frente a Prointer, através do Paie, criado a partir da Resolução Nº 28, de 18 de novembro de 2014.

O Paie é destinado a auxiliar estudantes internacionais ingressantes à Unilab. O PAIE tem como obje vo acolher, acompanhar e orientar o estudante internacional na sua chegada à Unilab, inserção e regulamentação na vida acadêmica, visando contribuir para a integração entre os estudantes e com o contexto em que se insere a Unilab.

Para mais informações consulte o Edital Nº 01/2023/Prointer e Propae.