Projeto de extensão Relações Internacionais e Debates Contemporâneos realiza atividade nesta segunda-feira (16)

Data de publicação  12/01/2023, 10:29
Postagem Atualizada há 1 ano

Nesta segunda-feira (16), a partir das 18h30, na sala 313, da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE, o projeto de extensão Relações Internacionais e Debates Contemporâneos, realizará uma atividade com a temática: “As raízes do autoritarismo brasileiro”.

Os interessados em participar, deverão enviar sua intenção para o e-mail do coordenador do projeto, professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Sebastião André – (andrealvesdelima@unilab.edu.br). Aproveite, são apenas 25 vagas.

A depredação do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, símbolos dos poderes da República, da institucionalidade democrática e do Estado de direito, é o resultado, previsível, do fomento de um discurso de ódio às instituições do Estado de direito brasileiro.

Ademais, tal discurso de odiosidade se intensificou por conta da permanência do pensamento autoritário e conservador que perpassa todas as camadas e instituições da sociedade brasileira, consequência secular das inúmeras rupturas democráticas e implantação de ditaduras ou governos oligárquicos. Este evento objetiva analisar as origens e a consolidação do pensamento autoritário brasileiro durante o período republicano, que foi revitalizado nos últimos anos com o protagonismo político dos militares.