Docente da Unilab apresenta ferramenta para pesquisa histórica em artigo

Data de publicação  17/01/2023, 10:29
Postagem Atualizada há 1 ano

O docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Eric Brasil, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/BA – campus dos Malês), realizou um trabalho sobre uma ferramenta para pesquisa histórica, que resultou em um artigo intitulado “pyHDB- Ferramenta Heurística para a Hemeroteca Digital Brasileira: utilizando técnicas de web scraping para a pesquisa em História”. O artigo foi publicado na Revista História da Historiografia, no final do ano passado.

No artigo, o autor apresenta a pyHDB, ferramenta de suporte metodológico para a pesquisa na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional. Analisa sua relação com teoria, metodologia e epistemologia da história, focando na seleção, coleta, organização e crítica das fontes.

A pyHDB é um programa em linha de comando escrito em Python que gera relatórios, planilhas e data sets a partir dos resultados da Hemeroteca Digital Brasileira. Os parâmetros de local, período e termo da busca são definidos pelo usuário e a pyHDB busca e inicia o processo de coleta de informações.

A partir desse programa, são registrados os parâmetros, a hora e data da busca, os resultados, o número de ocorrências e de páginas de cada acervo, a frequência de ocorrências por páginas, as informações de cada ocorrência, relatórios de erros e o download da imagem quando legalmente permitido

Exemplo dos dados coletados e organizados pela pyHDB em um arquivo .csv

Estrutura de diretórios criada pela pyHDB

Imagens baixadas

No artigo publicado pelo docente, ele utiliza como exemplo pesquisa sobre Monteiro Lopes. Os dados confirmam o intenso debate em torno das eleições do advogado negro em 1903, para o conselho municipal do Rio de Janeiro, e em 1909 como deputado federal, conforme ilustração abaixo.

>O artigo “pyHDB- Ferramenta Heurística para a Hemeroteca Digital Brasileira: utilizando técnicas de web scraping para a pesquisa em História” encontra-se neste link.

>O parecer sobre o artigo escrito por Pedro Silveira, intitulado “O que é uma ferramenta historiográfica?”, também foi publicado na Revista Historia da Historiografia e encontra-se neste link.

>Toda a documentação dessa ferramenta historiográfica está disponível na página da pyHDB.

>Data set utilizados no artigo: https://doi.org/10.5281/zenodo.5699000

>Gráficos interativos, imagens e scripts: https://ericbrasiln.github.io/analise_pyHDB/

>Qualquer questão ou dúvida específica sobre o uso da ferramenta deve ser enviada por meio do repositório do Github.

CONTEÚDO RELACIONADO