Lançado edital do processo seletivo para o Programa de Bolsas Institucionais do Núcleo de Línguas

Data de publicação  13/02/2023, 16:02
Postagem Atualizada há 7 meses

O Núcleo de Línguas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (NucLi/ILL/Unilab), torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao Processo Seletivo Simplificado visando à seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas Institucionais do Núcleo de Línguas para as áreas de: Língua Portuguesa como língua adicional, Língua Brasileira de Sinais, Línguas Africanas, Língua Francesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Língua Italiana, conforme EDITAL NUCLI-ILL Nº 02/2023.

Esta seleção tem a finalidade de propiciar a formação, inicial e continuada, e a capacitação em idiomas do corpo docente, discente e técnico-administrativo da instituição, de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística que esteja alinhada com as diretrizes de internacionalização da nossa instituição.

A remuneração dos candidatos selecionados neste Processo Seletivo Simplificado será proveniente do Programa de Bolsas Institucionais da Unilab, o qual disponibilizará nove bolsas, no valor total de R$ 4.800,00 cada. Este valor será pago em doze parcelas de R$ 400,00 reais mensais. Serão oferecidas nove vagas para as bolsas institucionais remuneradas, distribuídas entre as línguas da seguinte forma: duas vagas para Português como Língua Adicional; uma vaga para Libras; uma vaga para Línguas Africanas; uma vaga para Francês, uma vaga para Espanhol, duas vagas para Inglês e uma vaga para italiano.

As inscrições serão realizadas pelo e-mail nucleodelinguas.ill@unilab.edu.br, das 00h do dia 14/02/2022 até 23h59min do dia 22/02/2022. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos anexos à mensagem eletrônica:

• Ficha de inscrição (arquivo salvo em formato PDF). A ficha está disponível no anexo I deste Edital.
  • Histórico do curso de graduação salvo em PDF.
  • Comprovante de matrícula salvo em PDF.
  • Cópia de documento oficial de identidade com foto; ou passaporte ou RNE, no caso de estrangeiros.
  • Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes e salvo em PDF com as suas devidas comprovações somente de documentos relacionados à língua-alvo escolhida, todos constantes de carga horária explícita em horas (Cf. Anexo III – Barema para Pontuação do Currículo Vitae conhecimento em língua estrangeira).
  • Comprovantes válidos de testes ou certificados de proficiência na língua escolhida (inglês, francês, espanhol e italiano), em nível mínimo B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para línguas (QECR)(Cf. Anexo II deste Edital).

Para os candidatos da área de Libras, comprovante válido de proficiência em Libras (Prolibras ou equivalente).

Os candidatos – brasileiros e estrangeiros – que desejem concorrer para a área de PLE/PLA deverão participar obrigatoriamente da Prova didática e da Entrevista, a serem realizadas pela Comissão Avaliadora do NucLi/ILL, em data específica informada no item 8 deste Edital.

Os candidatos das áreas de inglês, francês, italiano, espanhol e libras que não possuem nenhuma certificação de proficiência linguística deverão participar obrigatoriamente da Prova didática e da Entrevista, a serem realizadas pela Comissão Avaliadora do NucLi/ILL, em data específica informada no item 8 deste Edital.

Os candidatos que desejem concorrer para a área de línguas africanas deverão participar obrigatoriamente da Prova didática e da Entrevista, a serem realizadas pela Comissão Avaliadora do NucLi/ILL, em data específica informada no item 8 deste Edital.

A documentação será analisada pela direção do NucLi/ILL em prazo determinado por este edital.

Estará eliminado da seleção o candidato que deixar de enviar qualquer dos documentos exigidos no item 2.2.

Para mais informações leia atentamente EDITAL NUCLI-ILL Nº 02/2023.

Considerando o disposto na PORTARIA REITORIA/UNILAB Nº 665, DE 21 DE AGOSTO DE 2023, referente ao reajuste no valor das bolsas pagas pela UNILAB, com efeitos financeiros a partir de 1º de agosto de 2023, segue o valor é de R$ 700,00. Divulgado dia 25 de agosto de 2023, via Aditivo I.

Anexo I

Anexo III

Aditivo I

EDITAL NUCLI-ILL Nº 02/2023

Outras informações na na página Processos Seletivos do ILL.