Professor da Unilab lança livro em parceria com pesquisadores de outras instituições e países

Em formato digital, a obra trata sobre religiões e culturas alimentares e conta com a participação de estudantes egressos da Unilab.

Data de publicação  06/03/2023, 15:15

No último dia 02 de março veio a público o livro em formato digital “Religiões e Culturas Alimentares: do cuidado ao controle dos corpos”, organizado pelo professor Patrício Carneiro Araújo, do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), e o professor Ronan da Silva Parreira Gaia (USP/UNESP).

O livro reúne textos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, Peru e Itália sobre o papel da alimentação nas religiões, entre as quais se destacam o xamanismo, catolicismo, testemunhas de Jeová, movimento Hare Krisna, islamismo e candomblé.

Três dos capítulos são de autoria de estudantes egressos da Unilab, dos cursos de Bacharelado em Humanidades, História, Sociologia e Antropologia. Os textos resultaram de pesquisa realizada junto à população africana da Unilab entre 2020 e 2021, sob a coordenação do professor Patrício Araújo. Gabriel Freitas de Souza, que, atualmente, cursa o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab), Jean da Silva Empalá, mestrando em Políticas Públicas da UFRGS) e Dime Gomes,  Antropologia, brindam leitores e leitoras com reflexões profundas a respeito da política alimentar adotada pela Unilab, a relação entre preceito religioso e alimentação e as transformações das práticas de consumo em Redenção e Acarape após a instalação da Unilab nessas duas cidades.

O livro de 194 páginas foi publicado pela Amar Fogo Editorial e está disponível de forma gratuita no link abaixo:

Religiões e Culturas Alimentares: do cuidado ao controle dos corpos