Projeto oferta duas vagas para bolsista de Iniciação Científica e uma vaga para voluntário

Data de publicação  07/03/2023, 15:18

O projeto de pesquisa “Estratégias argumentativas e a influência sobre o terceiro em textos irônicos”, coordenado pela professora Mariza Brito, docente do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/Unilab), está ofertando duas vagas para interessados em ser bolsistas do projeto, no período de 24 meses, e uma vaga para voluntário. A inscrição será realizada pelo preenchimento do formulário eletrônico até 8 de março.

A seleção pública objetiva identificar alunos que se interessem pelos estudos do texto e seus desdobramentos na pesquisa. As bolsas são vinculadas ao Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI), edital nº 04/2022.

O resultado da inscrição será enviado para o e-mail cadastrado em 9 de março. Após essa primeira etapa, será realizada a entrevista, já em 9/3, no horário indicado por e-mail. O resultado será divulgado no dia seguinte, 10/3.

Sobre o projeto

O projeto objetiva investigar as estratégias argumentativas usadas em enunciados irônicos, tendo a finalidade de tentar influenciar, às vezes, o terceiro. Partiremos da identificação de marcas de heterogeneidades enunciativas (AUTHIER- REVUZ, 2010) no jogo de vozes de trechos irônicos, articulando-as a pressupostos teóricos da linguística textual.

O texto, sendo entendido como uma unidade de comunicação e de sentido em contexto, sempre correspondente a um padrão de gênero. O texto se efetiva num circuito comunicativo (CHARAUDEAU, 2013), dentro de uma negociação com sujeitos que, além de atuarem como locutores, interlocutores e terceiro, assumem identidades sociais (CAVALCANTE et al., 2022).

O Programa de Bolsa em Produtividade em Pesquisa é um importante incentivo para os professores realizarem as suas pesquisas com a participação dos alunos da graduação, pós-graduação e universidades parceiras. Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária mediante participação em projeto de pesquisa contribui para o fortalecimento da pesquisa na universidade.

Para mais informações, envie e-mail a marizabrito@unilab.edu.br.

Palavra-chave