Propae realiza atividades informativas e de acolhimento a novos discentes

Data de publicação  10/03/2023, 16:50
Postagem Atualizada há 1 ano

Roda de Saúde do Viajante, Círculos de Chegadas e Boas-Vindas e acolhimento por livre demanda: estas foram as atividades realizadas durante fevereiro e março deste ano objetivando acolher os estudantes internacionais recém-chegados, contribuindo com a ambientação no espaço universitário.

O planejamento e execução das atividades ficaram a cargo da Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (Diase) e da Divisão de Alimentação e Nutrição (DAN), vinculadas à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

As ações foram planejadas de modo a contemplar os 126 estudantes internacionais ingressantes no período letivo 2022.2 , com divulgação em ondas via e-mails individuais dos interessados, das associações dos países parceiros e dos tutores integrantes do Paie/Prointer – para esse último, utilizou-se ainda o aplicativo de mensagens WhatsApp. Respeitando-se a autonomia do estudante, a participação e adesão às atividades ocorre de forma voluntária.

Roda de Saúde do Viajante

A ação buscou repassar informações/orientações relativas à adaptação climática, alimentar, vacinação e discussão sobre agravos em saúde de importância epidemiológica. Os participantes receberam kits de boas-vindas, contendo informações gerais sobre saúde do viajante e serviços da Diase.

Conduzida por equipe interdisciplinar e intersetorial, a Roda de Saúde do Viajante teve apresentação dos setores Diase e DAN, bem como dos diferentes serviços e ações oferecidos e como acessá-los, incluindo informações a respeito dos restaurantes universitários. Foram repassadas ainda orientações sobre o funcionamento e fluxos de acesso aos estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), externos à universidade, na perspectiva de promover a apropriação de contextos e fortalecer a autonomia dos indivíduos.

Participaram, no total, 51 estudantes das Rodas de Saúde do Viajante, realizadas nos dias 27 de fevereiro e 6 de março.

Círculos de Chegadas e Boas-Vindas

Já os Círculos de Chegadas e Boas-Vindas, a cargo dos psicólogos da Diase, destinaram-se a ser um espaço de acolhida, objetivando promover o diálogo interpessoal e intercultural sobre as experiências relacionadas à imigração para fins estudantis, além do fomento de trocas sobre as primeiras impressões, sonhos compartilhados, choques culturais, saudades, compromissos pessoais e coletivos.

A ação visou favorecer o encontro e o compartilhamento de experiências a partir de depoimentos sobre percursos e percalços relacionados aos processos de viagem, chegada e adaptação ao contexto da Unilab/Ceará, por meio de um clima compartilhado de “boas-vindas”. No total, participaram 37 estudantes na atividade, realizada também nos dias 27 de fevereiro e 6 de março.

Acolhimento por livre demanda

Para além dos encontros de caráter coletivo, esteve disponível até 10 de março, aos recém-ingressos, o acolhimento por livre demanda, feito pelos profissionais da Diase, destinado aos estudantes que demandaram atenção, orientações e/ou atendimento médico, de enfermagem e/ou psicológico.

As orientações voltaram-se, predominantemente, para a atenção à saúde do viajante e a sensibilização para a inserção e/ou atualização de situação vacinal, considerando o Calendário Nacional de Vacinação preconizado no Brasil. Os casos cujas deliberações extrapolem as possibilidades dos atendimentos ofertados pela Diase são orientados/encaminhados para atendimento na rede do SUS.

A equipe organizadora das atividades foi composta pelos seguintes servidores e servidoras técnico-administrativos: Adauto Montenegro (psicólogo), Adriana Rocha (técnica de enfermagem), Aline da Silva (administradora), Felipe França (técnico desportivo), Francis dos Santos (psicólogo), Weslay Mendonça (psicólogo), José Cláudio Filho (médico), Nágela Aguiar (nutricionista), Natália Martins (nutricionista), Nila de Albuquerque (enfermeira), Rute Santos (estagiária) e Valéria Fernandes (enfermeira).