Docente lança no dia 23/03, às 16h, no campus dos Malês, livro Desafios Para a Educação Quilombista no Brasil

Data de publicação  13/03/2023, 10:51
Postagem Atualizada há 1 ano

O docente do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ricardo Matheus Benedicto, lança no dia 23 de março, às 16h, no auditório do campus dos Malês, o livro Desafios Para a Educação Quilombista no Brasil. O lançamento terá como convidado o professor da Faculdade de Educação ,da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gabriel Swahili Sales de Almeida, que participará de um bate-papo com o autor do livro. Almeida, juntamente com a docente Maria da Conceição dos Reis, escreveram o prefácio do livro.

A obra Desafios Para a Educação Quilombista no Brasil, lançado pela editora Appris, é uma adaptação da tese de doutorado do docente Ricardo Bendicto intitulada Afrocentricidade, Educação e Poder; Uma Crítica Afrocêntrica ao eurocentrismo no Pensamento Educacional Brasileiro. Conforme sinopse, “o livro é um marco no debate sobre educação afrocentrada no país. Ao evidenciar o racismo e o eurocentrismo no pensamento educacional brasileiro, a obra sustenta de modo rigoroso que o sistema de educação implantado no país tem como um de seus principais objetivos manter o poder e a hegemonia branca europeia. Desse modo, o autor defende que somente um modelo educacional quilombista (afrocentrado) é capaz de oferecer uma educação que atenda de modo satisfatório às necessidades dos afro-brasileiros. Dado este conteúdo, a leitura deste livro é recomendada a todas e todos que estão engajados na superação do racismo na sociedade brasileira”, aponta.

Currículos

O docente Ricardo Matheus Benedicto integra o Instituto de Humanidades e Letras/ campus dos Malês da Unilab. Possui  graduação e mestrado em Filosofia pela PUC/SP e doutorado em Educação pela FEUSP. Ele é atualmente professor do Instituto de Humanidades e Letras, do campus dos Malês (Unilab) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada.

Já o docente Gabriel Swahili Sales de Almeida, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Educação e Contemporaneidade (2007) e doutorado em Educação (2016). Atualmente é professor adjunto I lotado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia Faced/UFBA, onde coordena o Programa Ubuntu – Estudos em Base Africana. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização Territorial, Educação Popular/Comunitária, Ensino Superior, História da África e da Diáspora Africana, Interdisciplinaridade, Movimentos Sociais, Relações Raciais e Políticas Públicas. É membro afiliado do Departamento de Africologia e Estudos Africano-americanos da Temple University, Filadélfia/EUA e shenuti da Afrocentricidade Internacional – Divisão Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO