Nesta quinta-feira (23), acontece o Curso de Extensão: “Memórias transatlânticas do dengo: afetividade como estratégia política de resistência”

Serão ofertadas 30 vagas para docentes, técnicos e discentes. Os interessados em participar deste curso podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Data de publicação  13/03/2023, 13:52
Postagem Atualizada há 1 ano

O Centro de Estudos Africana da Unilab, sediado no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, irá realizar o Curso de Extensão “Memórias transatlânticas do dengo: afetividade como estratégia política de resistência”. Ministrado pela professora Marlete de Oliveira, Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso pretende apresentar e produzir reflexões, escrevivências e trocAções a partir dos principais debates em torno das Políticas de Afetividade e as relações entre o amor/afeto e os processos de dominação, colonialismo, emancipação e resistência.

Desta forma, irá discutir temas como: Afetividade/amor e os processos de colonização e (re)ontologização; Dengo, memória e relações familiares negras/africanas; Corporeidades, ancestralidade e Bem viver na (re) construção de subjetividades negras/africanas; comunidades/coletividade e estratégia de permanência e resistência ao racismo institucional.

Serão ofertadas 30 vagas para docentes, técnicos e discentes. Os interessados em participar deste curso, que será na modalidade presencial, podem fazer suas inscrições Clicando Aqui.

Confira abaixo a programação:

1. Apresentação do curso/Reontologizando amor e resgatando o dengo. O amor enquanto travessia na subida da montanha. Concepção de afetividade e dengo na visão africana.
  2. “É preciso ir para além da sobrevivência”: Afetividade e autoconhecimento no cotidiano de pessoas negras/
  3. Afetividade, saúde mental e bem viver;
  4. Afetividade enquanto partilha e comunidade;
  5. Amor é uma ação e um ato político revolucionário!
  6. Afetividade, memória e ancestralidade;
  7. Afetividade e corporeidades;
  8. Políticas de afetividade e (des)amor nas famílias negras.Mini-Bio:Marlete OliveiraTerapeuta Ocupacional da Universidade Federal de Santa Mari (UFSM)

Especialização em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Psicologia Social da UFRGS

Doutoranda em Terapia Ocupacional UFSCAR. Experiência nas temáticas: amor, envelhecimento, mulheres negras, trabalhadoras domésticas, juventudes negras, efeitos psíquicos e cognitivos do racismo, Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e SUS.