Projeto de comunicação da Unilab, PodCast Saúde sem Fake”, é pré-selecionado ao prêmio nacional Educador Transformador 2023

Data de publicação  16/03/2023, 17:15

É com muita satisfação que a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e a Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) anunciam à comunidade acadêmica que o projeto “PodCast Saúde sem Fake” está na lista dos 212 projetos pré-selecionados de todo o país para o prêmio Educador Transformador 2023, na categoria Ensino Superior.

Este Prêmio, que já é uma referência nacional, “reconhece e promove propostas pedagógicas transformadoras e que mobilizem os estudantes a descobrir problemas e oportunidades, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida.”

Sobre o Projeto

Saúde sem Fake: O uso do PodCast como ferramenta de divulgação de notícias reais e combate às fake news sobre Saúde é um projeto de extensão do Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura (Pibeac), vinculado a Proex. Em sua terceira temporada, reúne bolsistas do Curso de Enfermagem e do Bacharelado em Humanidades (BHU). Além da multidisciplinaridade, a marca desta temporada é também uma marca da Unilab: a multiculturalidade, materializada pela presença de um estudante angolano e uma estudante brasileira, entre os(as) bolsistas.

Os podcasts têm aumentado sua popularidade disponibilizando conteúdos quando a pessoa não pode se distrair com imagens. As fake news são conteúdos falsos que se espalham rapidamente. A partir do ano de 2018 e especialmente durante a pandemia de Covid-19, a importância dos conteúdos com embasamento científico se tornou imprescindível. Além disso, o podcast, por pertencer às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS), é uma ferramenta importante do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde, bem como promove um aprendizado acerca do uso de ferramentas audiovisuais no cotidiano dos/as discentes. Com isso, o podcast democratiza não só os saberes em saúde, mas também o acesso à elaboração de conteúdo audiovisual.

Além disso, a linguagem acadêmica e os jargões utilizados por profissionais na área da Saúde não fazem parte do cotidiano das pessoas que não atuam neste meio. Tendo isto em vista, o Saúde sem Fake (SsF) utiliza linguagem simples, de modo que consegue disseminar o conhecimento com equidade para todos os públicos, o que raramente é escutado em outros podcasts com tema Saúde.

“O PodCast SsF foi pensado num tripé: Linguagem simples, áudios curtos e notícias com embasamento científico, caracterizando-se, portanto, por ser um conteúdo inteligível por qualquer pessoa com acesso à internet que deseja ter acesso à informações verídicas e que, caso queira compartilhar, tenha confiança nas informações”, explicam os idealizadores do PodCast, acrescentando: “Por fim, comemorando a pré-seleção ao prêmio, convidamos a comunidade acadêmica a escutar o primeiro episódio da terceira temporada que discute: O que é Ciência? O que faz um cientista?

Para saber mais sobre o Prêmio, Clique Aqui!