Dia 22 (quarta-feira), Projeto “Rotas das Culturas” leva para a Ciranda de Saberes Artísticos e Culturais da Lusofonia. Inscreva-se!

Data de publicação  17/03/2023, 15:04
Postagem Atualizada há 1 ano

Na próxima quarta-feira (22), o Projeto “Rotas das Culturas” levará os estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para a Ciranda de Saberes Artísticos e Culturais da Lusofonia, cuja edição será na Biblioteca Pública do Estado do Ceará, em Fortaleza.

A Unilab vai disponibilizar um ônibus para o traslado dos estudantes interessados em participar da visitação em Fortaleza/CE. O transporte sairá do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 13h30, com paradas em Acarape e retorno previsto para as 18h. Estão disponíveis 35 vagas que serão preenchidas por ordem de registro no formulário de inscrição. Para garantir a sua vaga e viver essa experiência artística, preencha o formulário.

A Ciranda de Saberes Artísticos e Culturais da Lusofonia é um projeto de estudantes da Unilab, contemplado no Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural – Territórios Artísticos e Criativos de Periferias do Ceará.

O objetivo é promover a diversidade artística e cultural por meio da participação de grupos e artistas afro-cearenses, periféricos e luso-africanos, possibilitando intercâmbio cultural entre Brasil e países da África lusófona, proporcionando visibilidade aos artistas, valorizando suas produções a partir de suas realidades, contextos, sentimentos e questões importantes para esses corpos.

Dessa forma, têm sido organizadas, na Bece, rodas de conversa em formato de cirandas que trarão um ciclo de debates, apresentações artísticas e inúmeras reflexões sobre as juventudes e suas emergências através da literatura, música, dança e de suas performances dentro da perspectiva de aquisição de bagagem cultural, epistemológica e simbólica. As cirandas surgem como ferramenta para uma busca constante de conhecimentos e experiências que somente a imersão em novos territórios pode proporcionar as nossas identidades.

“Acreditamos que os territórios artísticos criativos são diversos, portanto criar um espaço de promoção de diversidade artística e cultural entre artísticas afro-cearenses especificamente e de modo geral aos brasileiros com artistas africanos vindos da lusofonia na modalidade de intercambio artístico cultural será a forma de possibilitarmos a valorização de produções subalternizadas dessas/es artistas e também trazer para visibilidade essas diversidade artística cultural tão rica a nossa sociedade”, afirmam os organizadores.

Projeto “Rotas das Culturas”

“Rotas das Culturas” é um projeto coordenado pelo servidor Nixon Araújo que, além de visitas, conta com intervenções, produções e versões baseadas no contato com experiências e também vivências culturais em variadas linguagens artísticas e culturais. Além disso, promove visitação a exposições de arte, aldeias quilombolas, entre outros, visando a produção de releituras e versões através de fotos, colagens, pinturas, vídeos e poesias.

Palavra-chave