“Interseccionalidades e branquitudes” são tema do Ciclo de Estudos do Grupo Gere Unilab/Uece. Próximos encontros (17/04, 2 e 16/05)!
Serão 04 encontros (3 de abril, 17 de abril, 2 de maio e 16 de maio)
Ao longo da história da educação, diversos elementos e sujeitos presentes no espaço escolar são observados e analisados em busca de se compreender essa instituição social que se torna cada vez mais cristalizada na sociedade. Buscando contribuir com as análises e complexificar o debate, o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação Inclusiva (Gere/Unilab/Uece) convida para o Ciclo de Estudos 2023.1, que tem como tema “Interseccionalidades e branquitudes: diálogos entre educação e inclusão”.
Podem participar estudantes dos cursos de licenciaturas, docentes da educação básica e ensino superior, pesquisadoras/es, gestoras/es e sociedade civil. Os encontros serão facilitados pelo pesquisador do Gere Anderson Oliveira, doutorando no PPGS-UFPB, e acontecerão de forma remota, via Google Meet, sempre às 19h. Inscreva-se neste formulário.
Datas e temas
Durante os quatros encontros (3 de abril, 17 de abril, 2 de maio e 16 de maio), será debatido, a partir do conceito teórico-metodológico da interseccionalidade, qual lugar ocupa o sujeito branco na instituição escolar, pensando marcadores como raça, deficiência(s), gênero, classe social, entre outros.
Certificado
Para que haja certificação é preciso ter, no mínimo, 75% de frequência. Os links para nossos encontros serão enviados pelo e-mail do participante, que será cadastrado no ato da inscrição. Qualquer dúvida, entre em contato via Instagram ou pelo e-mail gere.unilab.uece@gmail.com.
Bibliografia e datas dos encontros:
03/04/2023:
MOREIRA, Camila. Branquitude X Branquidade: Uma análise conceitual do ser branco. III Ebecult-Encontro Baiano de Estudos em Cultura, 2012.
AKOTIRENE, Carla. Vamos pensar direito: interseccionalidade e as mulheres negras e Atlântico e diferenças entre irmãs: críticas ao conceito de interseccionalidade. In:Interseccionalidade. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.
17/04/2023:
GADIOLI, Monique; MULLER, Tânia. Branquitude e cotidiano escolar. In: MULLER, Tânia; CARDOSO, Lourenço. Branquitude: estudos sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.
CARDOSO, Cíntia. Cenas cotidianas: entremeio ao ângulo da branquitude. In: Branquitude na educação infantil. Curitiba: Appris, 2021.
02/05/2023:
FARIAS, Adenize; BEZERRA, Andreza; MEDEIROS, Lívia; FREITAS, Mayanne. Sexismo, capacitismo, e racismo: perspectivas interseeccionais. In: Estudos da deficiência na educação: anticapacitismo, interseccionalidade e ética do cuidado . Org.: Solange Cristina da Silva, Rose Clér Estivalete Beche e Laureane Marília de Lima Costa. Florianópolis: UDESC, 2022.
16/05/2023:
CARVALHO, Marília. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 77-95, 2005.
CARNEIRO, Sueli. Pela permanência das cotas raciais nas universidades brasileiras. In:Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.