Núcleo de Línguas e Linguagens Campus dos Malês abre inscrições para cursos de abril

Data de publicação  28/03/2023, 16:52
Postagem Atualizada há 1 ano

Confira os cursos do Núcleo de Línguas e Linguagens Campus dos Malês com inscrições abertas:

1. Curso remoto – “Timor-Leste: a Ilha Crocodilo”

Este curso tem por objetivo estudar algumas particularidades que compõem o universo cultural de Timor-Leste a partir de sua história, questões geopolíticas, lutas sociais, línguas e
diversidade cultural.

Cada encontro previsto acontecerá sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h, abordando uma temática específica, e contará com a facilitação de docentes especializades nas questões timorenses. Os encontros acontecerão virtualmente através da plataforma GoogleMeet e haverá a exibição de um filme (com debate) ao final do curso.

Carga-horária: 15 horas

Aula 1 – Aspectos históricos e geopolíticos de Timor-Leste – Prof. Daniel de Lucca (Unilab)
Aula 2 – Mulheres e diplomacia na luta anticolonial timorense – Profª Camila Tribess (UFBA)
Aula 3 – A (i)lusofonia em Timor-Leste – Prof. Alexandre Silveira (Unilab)
Aula 4 – As pesquisas linguísticas sobre o tétum – Profª Wania Miranda (Unilab)
Aula 5 – Oralidade e cultura – Profª Keu Apoema (UFSB)

Inscrições até 10 de abril neste formulário.

2. Oficina híbrida – “Afroletramentos e contação de histórias: produção de materiais didáticos”

A oficina tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de construção de práticas pedagógicas alfabetizadoras ancoradas em contextos de afroletramento, na perspectiva de uma educação decolonial, antirracista e emancipatória. Os participantes serão convidados a construir e experimentar, em modo criativo, materiais lúdicos que abracem tal perspectiva e que ao mesmo tempo dialoguem com os debates científicos que emergem sobre o tema.

Facilitadora: Prof. Ana Rita Barbosa (Unilab)

Inscrições até 6 de abril neste formulário.

3. Curso de extensão “Recursos básicos de Informática para fins acadêmicos”

O curso será realizado presencialmente, no laboratório de Informática do Campus dos Malês, às quartas-feiras, das 14h às 16h30. Pensado para estudantes ingressantes de primeiro e segundo semestre dos cursos de graduação e licenciatura da Unilab/Campus dos Malês, tem o objetivo de ensinar as ferramentas básicas de informática e de utilidade acadêmica aos estudantes. Também visa contribuir para maximização de oportunidades de estudantes nas suas trajetórias acadêmicas.

O domínio da informática básica é indispensável para equilíbrio nos estudos em dias de hoje para estudantes. O sucesso acadêmico está relacionado a conhecimento e bom uso das tecnologias de informação e comunicação. Os aparelhos computacionais e meios virtuais de ensino e aprendizado estão ganhando importante espaço na formação profissional em todo o mundo.

Carga-horária: 25 horas
Inscreva-se até 6 de abril neste formulário.

Palavra-chave